conferenciaregional1_2dez

“Vamos Juntos Companheir@! Com seu querer e minha vontade”, este é o mote da 4ª Conferência Regional da UNI Américas, que ocorrerá em Medellín, na Colômbia, entre os dias 7 e 9 de dezembro. Inspirado em um poema do escritor uruguaio Mario Benedetti, o tema convoca os trabalhadores do continente americano a unir a vontade de luta com a construção de poder estratégico. O Sindicato participará do evento representado por sua presidenta, Eliana Brasil, e a Fetrafi-MG/CUT também estará presente, representada por sua presidenta, Magaly Fagundes.

Antes do encontro regional, representantes dos bancários brasileiros participam também das conferências da Juventude, de Mulheres e de Finanças, entre os dias 4 e 6 de dezembro.

A UNI Américas é o braço continental da Uni Global Union, sindicato que reúne entidades de diversas categorias profissionais de 140 países. A 4ª Conferência Regional definirá o Plano Estratégico 2016-2020 da entidade, tendo como base os seguintes eixos:

  • Como continuar com os processos de sindicalização em empresas globais e regionais
  • A responsabilidade social das empresas
  • O apoio às campanhas de organização e o desenvolvimento de capacidades
  • O fortalecimento da negociação coletiva
  • Como continuar crescendo sindicalmente

Entre os pontos da agenda, também estão discussões sobre Paz e Justiça Social na Colômbia, América Sustentável, Novo Mundo do Trabalho, além das eleições do Comitê Executivo e da Secretaria Regional da UNI Américas.

O avanço da direita e de políticas conservadoras no continente americano também estarão em pauta. Os representantes dos bancários brasileiros darão informes sobre o golpe no Brasil e os ataques aos trabalhadores, como a aprovação da PEC 55, que congela o Brasil por 20 anos, com danos para a saúde, educação entre outras áreas.

Agenda

Conferência UNI Américas Juventude
4 de dezembro – Domingo – de 9h30 às 17h30

Conferência UNI Américas Mulheres
5 de dezembro – Segunda-feira – de 10h45 às 17h30
6 de dezembro – Terça-feira – de 9h30 às 17h

Conferência UNI Américas Finanças
5 de dezembro – Segunda-feira – de 9h30 às 17h30
6 de dezembro – Terça-feira – de 9h30 às 17h30

Conferência Regional UNI Américas
7 de dezembro – Quarta-feira – de 16h30 às 20h – Cerimônia de Abertura
8 de dezembro – Quinta-feira – de 9h30 às 17h30
9 de dezembro – Sexta-feira – de 9h30 às 17h30

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

Compartilhe: