Crédito: Fenae

 

O Sindicato participou, na quarta e na quinta-feira da última semana, dias 21 e 22 de novembro, do seminário Projetando o Futuro, promovido pela Fundação dos Economiários Federais (Funcef) em Brasília. Estiveram presentes o presidente do Sindicato, Cardoso, e a diretora do Sindicato, que compõe a mesa de negociação permanente com a CAIXA, Eliana Brasil.

No evento, foi discutida a previdência complementar e a visão dos trabalhadores quanto à governança dos fundos de pensão e à gestão do patrimônio dos planos de benefício. Participaram do seminário diversos representantes de entidades nacionais, das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), associações dos aposentados e sindicatos.

As discussões abordaram os desafios colocados para as representações dos associados, como a busca por uma gestão de fato compartilhada, a preservação do Fundo para Revisão de Benefícios, a recuperação das perdas dos aposentados e a incorporação do REB pelo Novo Plano.

Os participantes do seminário se reuniram em quatro grupos e as diversas propostas apresentadas se agruparam em três pilares: formação, organização e comunicação. Estas propostas serão encaminhadas para detalhamento e definição de iniciativas no Fórum de Dirigentes de Entidades com Representantes Eleitos para a Funcef, instância criada em 2007 e que se reúne a cada dois meses.

O seminário será incorporado às atividades promovidas regularmente pela Funcef.

 

Fonte: SEEB-BH com Fenae Net

Compartilhe: