Foto: Contraf-CUT

 

O Sindicato, representado pela empregada da CAIXA e diretora de Cultura, Eliana Brasil, participou do curso de formação sindical Sindicato, Sociedade e Sistema Financeiro, organizado pela Contraf-CUT, em parceria com o Dieese, entre outubro e dezembro deste ano no Hotel Atibainha, no interior de São Paulo. As atividades foram realizadas em três módulos de cinco dias cada um e foram concluídas no dia 7 de dezembro.

O curso de capacitação oferece subsídios para dirigentes e assessores sindicais ao tratar de temáticas sobre a sociedade, os atores nela inseridos, suas principais instituições e disputas.

Os debates trataram da história de luta da classe trabalhadora em vários contextos ao longo do século 20 e no início do século 21, a origem do movimento sindical brasileiro com os anarcosindicalistas, as grandes greves, assim como a evolução e as mudanças ocorridas na Era Vargas, no regime militar e na redemocratização do país, com apontamentos sobre os desafios contemporâneos dos trabalhadores.

Além disso, foram organizadas discussões sobre o emprego no setor bancário, remuneração e PLR, terceirização e a estrutura e organização sindical dos bancários. Os participantes também tiveram palestras com o coordenador da mesa de negociação da Fenaban, Magnus Apostólico, o economista Wilson Amorin e o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

Compartilhe: