O Sindicato promove, entre os dias 28 de janeiro e 7 de fevereiro, a 20ª edição de seu Carnaval Sem AIDS/DST. Mantendo a tradição, novamente o Bloco do Pirulito vai alegrar as ruas da capital e do interior, desta vez com o mote “Vacilou e não usou camisinha? Faça o teste!”.

A edição de 2013 percorrerá ruas e agências bancárias de Belo Horizonte, Sete Lagoas e Itaúna levando, com muita alegria e descontração, informações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico da AIDS e de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Na programação estão incluídas apresentações teatrais, distribuição de folderes, tendas de atividades interativas, além da participação de puxadores de samba de Escolas do primeiro grupo do carnaval do Rio de Janeiro.

Chegando à sua 20ª edição, o Carnaval Sem AIDS/DST sempre teve como principal objetivo chamar a atenção para temas ligados ao vírus HIV e acompanhou o processo de evolução da prevenção e dos tratamentos no Brasil. O projeto teve início em 1994, quando, inspirado no exemplo de artistas franceses que “vestiram” um monumento de Paris um ano antes, o Sindicato cobriu o Obelisco da Praça Sete, popularmente conhecido como Pirulito, com uma “camisinha gigante”.

Desde então, o Sindicato realiza o Carnaval e leva seu Bloco do Pirulito às ruas todos os anos. O projeto já faz parte do calendário oficial do carnaval de Belo Horizonte e mantém-se vivo como importante instrumento na luta contra a AIDS, as DST e o preconceito enfrentado por portadores do vírus HIV.

Até hoje, no Brasil, foram registrados 608.230 casos de infecção por HIV. Estes números chegam a 34 milhões em todo o mundo de acordo com dados de 2011 do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/AIDS (Unaids).

De maneira geral, desde o início da epidemia, no início da década de 1980, foram realizados muitos avanços na luta contra a AIDS. Em relatório, o Unaids registrou uma queda de 24% no número de mortes causadas pela doença entre 2005 e 2011, quando se registraram, respectivamente, 2,2 milhões e 1,7 milhão de óbitos. O principal motivo apontado pelo Programa para a diminuição foi a crescente preocupação da população acerca da doença. O combate e a conscientização, porém, devem ser permanentes.

Em entrevista ao Correio Braziliense, em 2003, o cientista americano Robert Charles Gallo que, juntamente com o francês Luc Montaigne, isolou o vírus do HIV e criou o primeiro teste para detectar a presença do microrganismo no sangue, afirmou que a prevenção da AIDS deve ser uma questão política. “A ciência não tem que reforçar a prevenção. Isso é um papel do governo. Nossa função é apenas fazer barulho, alertar para os riscos da doença. A luta contra a AIDS tem que envolver governo e sociedade”, afirmou.

O Carnaval Sem AIDS/DST continua sua missão de levar informação a todos, buscando ser cada vez mais abrangente, se afirmando como uma importante atividade do carnaval belo-horizontino e como um espaço aberto à participação de toda e qualquer entidade carnavalesca ou cultural e da população em geral.

Confira abaixo a programação completa:

28/01 a 07/02/2013 – Apresentação de esquetes teatrais nas agências bancárias de Belo Horizonte, Itaúna e Sete Lagoas

Belo Horizonte/MG – 05/02/2013 (terça-feira)
12h às 16h
 –
Tenda com “Oficina Sexo Seguro” (com profissionais e apoio do SESC/MG) e distribuição de Preservativos e Folderes – Praça Sete – quarteirão fechado da Rua Rio de Janeiro
17h – Abertura do “boteco” do Bloco do Pirulito na sede do SEEB/BH – Rua dos Tamoios, 611 – Centro
17h30 – Grito de Carnaval com ensaio geral do samba enredo e lançamento do CD do Bloco do Pirulito (Participação de Puxadores de Samba das Escolas do 1o Grupo do Carnaval do Rio de Janeiro)
18h – Desfile do Bloco do Pirulito com encerramento na Praça Sete com grande carnaval e iluminação do “Pirulito”.

Sete Lagoas/MG – 06/02/2013 (quarta-feira)
11h
 –
Grito de Carnaval com apresentação do samba enredo do Bloco do Pirulito – Concentração na Praça do CAT JK
Tenda com atividades interativas com a população sobre sexo seguro (apoio SESC/MG – Sete Lagoas e Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas)
11h30 às 16h – Apresentação de esquetes teatrais nas agências bancárias

Itaúna/MG – 07/02/2013 (quinta-feira)
11h –
Apresentação de esquetes teatrais nas Escolas Públicas de ensino médio
16h –
Desfile do Bloco do Pirulito na abertura do carnaval de Itaúna

Compartilhe: