Fotos: Alessandro Carvalho

 

Empregadas e empregados da CAIXA se mobilizam, nesta quinta-feira, 7, em todo o Brasil, para defender a CAIXA como um banco 100% público. Durante toda a manhã, o Sindicato realizou um ato em frente à agência Século do banco, no centro de Belo Horizonte, com a participação de bancários de base e representantes de movimentos sociais.

Durante o ato, o Sindicato distribuiu, para empregados e a população, uma cartilha explicando a importância da manutenção da CAIXA 100% publica, como fomentadora de políticas sociais. Em 2014, por exemplo, o banco foi responsável por injetar R$ 689,6 bilhões na economia, o que representou 13,4% do PIB. Confira a cartilha na íntegra aqui.

As manifestações ocorrem em decorrência da reunião do Conselho de Administração da CAIXA marcada para hoje, que tem na pauta a alteração do estatuto do banco, com uma proposta que possibilita a transformação da CAIXA em uma empresa de sociedade anônima. Este seria um primeiro passo para a abertura de capital do banco. A representante dos empregados no Conselho de Administração, Rita Serrano, já declarou seu voto contrário à medida.

O governo Temer tem atacado o banco por diversas frentes e os empregados já sentem na pele os efeitos da política perversa de desmonte. Além da drástica diminuição no número de trabalhadores no banco, outros ataques incluem a ampliação da participação dos empregados no custeio do Saúde Caixa; a recusa da CAIXA em assinar o termo de compromisso que resguarda os direitos dos empregados mesmo com entrada em vigor da nova lei trabalhista e a revogação do normativo RH 151, que assegura a incorporação da gratificação de função aos empregados que ficam por pelo menos 10 anos no exercício do cargo.

A presidenta do Sindicato, Eliana Brasil, que é empregada da CAIXA, destacou que a luta em defesa do banco deve ser de toda a sociedade. “Uma possível privatização da CAIXA representaria uma tragédia para o desenvolvimento do Brasil e traria efeitos negativos para todos. Bancos privados, que se guiam apenas pelos lucros, não têm interesse em investir na sociedade e, por isso, é fundamental defender a manutenção da CAIXA 100% pública, a serviço dos brasileiros. Em defesa do patrimônio do povo, só a luta nos garante”, afirmou.

Confira mais fotos do ato desta quinta-feira:

(Fotos: Alessandro Carvalho)

Compartilhe: