Para defender os bancos públicos, trabalhadoras e trabalhadores de todo o Brasil realizam mais um Dia Nacional de Luta nesta quinta-feira, 6 de dezembro. O ato em Belo Horizonte ocorrerá a partir das 10h em frente ao prédio do Banco do Brasil da rua Guarani, esquina com rua dos Tamoios, no centro da capital mineira.

Os bancos públicos, como o BB e a CAIXA, são empresas centenárias, sólidas e têm um papel social fundamental para o povo brasileiro e para o desenvolvimento econômico do país. Em caso de privatização, muitas cidades correrão o risco inclusive de não ter mais nenhuma agência bancária.

Atualmente, cerca de 63% das agências na Região Norte do país, e 59,3% no Nordeste são de bancos públicos. Apenas no Sudeste há um número maior de agências de bancos privados do que de bancos públicos.

Além disso, segundo dados do Banco Central, 87% das operações de crédito efetuados na região Nordeste são de bancos públicos. Na Região Centro-Oeste, chega a 91,8%, na Região Norte a 94,5% e no Sul a 84%. Na região Sudeste, a mais rica do país, os bancos públicos são responsáveis por 36% desta carteira.

Defender os bancos públicos é defender o Brasil!

Participe!

 

Compartilhe: