Deputado federal Patrus Ananias reforça pedido por prioridade da categoria bancária na imunização

18/06/2021

Notícias
Deputado federal Patrus Ananias reforça pedido por prioridade da categoria bancária na imunização

O deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) apoia a mobilização de bancárias e bancários por prioridade na vacinação contra a Covid-19. O parlamentar apresentou documento, na Câmara dos Deputados, pela inclusão da categoria no Plano Nacional de Imunização (PNI), com pedido de indicação desta medida ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A solicitação é mais um fruto da mobilização dos trabalhadores, por meio do Sindicato e demais entidades representativas da categoria. No último dia 11 de junho, a representação dos bancários se reuniu, presencialmente, com o ministro da Saúde para apresentar a demanda. Já nesta quinta-feira, 17, foi aprovado o PL 1011 na Câmara dos Deputados, com a inclusão da categoria no PNI.

Na justificativa do documento, o deputado federal Patrus Ananias explicou que “a categoria bancária se notabiliza pela grande exposição aos riscos de contágio nos ambientes da rede de agências e já se registram inúmeros casos de adoecimento, de afastamento do trabalho, internações hospitalares e de óbitos, ainda com a possibilidade de proliferação da contaminação pelo novo coronavírus aos clientes e usuários dos serviços, assim como aos coabitantes dos trabalhadores bancários”.

O parlamentar também destacou o aumento em 176,4% no número de desligamentos por óbito no setor entre o primeiro trimestre de 2020 e o mesmo período de 2021.

Veja o documento na íntegra aqui.

 

Outras notícias