Bancários da CAIXA e do BB protestam por melhores condições de trabalho

09/12/2021

Notícias
Bancários da CAIXA e do BB protestam por melhores condições de trabalho

Bancárias e bancários da CAIXA e do Banco do Brasil realizaram, nesta terça-feira, 7 de dezembro, um Dia Nacional de Luta em defesa dos bancos públicos, de melhores condições de trabalho, pelo fim das metas desumanas e por mais contratações. Em Belo Horizonte, o Sindicato promoveu uma manifestação na Praça Sete, próximo a agências dos dois bancos. De forma lúdica, a entidade conversou com a população para mostrar a real situação de bancárias e bancários dos dois bancos.

Nos últimos anos, tanto a CAIXA quanto o BB vêm sofrendo com a redução de pessoal, fechamento de agências e a venda de áreas importantes e altamente lucrativas. Em janeiro de 2021, a atual gestão do Banco do Brasil deu início a mais um plano de desmonte, chamado de “reestruturação”. Já na CAIXA, o governo articula a privatização das loterias e quer abrir o capital do banco, colocando em risco seu papel social.

“Levamos nosso recado à população com um ‘Papai Noel do mal’ representando os presidentes da CAIXA e do Banco do Brasil. Os presentes que eles dão para bancárias e bancários são metas abusivas, sobrecarga de trabalho, falta de trabalhadores e uma Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) que coloca 5% dos empregados das unidades da CAIXA como ‘incipientes’”, destacou Eliana Brasil, diretora do Sindicato e representante de Minas Gerais nas negociações com a CAIXA.

Durante os atos, foram entregues cartas abertas à população, deixando claro que a sobrecarga de trabalho dos bancários também prejudica o atendimento, com mais filas e tempo de espera. Ao mesmo tempo, foi realizado um tuitaço com a hashtag #ProcuramosNoBBeCaixa

Rogério Tavares, funcionário do BB e diretor do Sindicato, reforçou que “hoje foi um Dia Nacional de Luta em defesa dos bancos públicos. Saliento que essa luta é também em defesa da população brasileira e da nossa soberania. Queremos mais contratações para oferecer um atendimento digno à população”.

Veja aqui a carta da CAIXA na íntegra.

Veja aqui a carta do BB na íntegra.

 

 

Imagens

Outras notícias