Congresso dos funcionários do BB cria Comitê de Luta em defesa do banco e do seu papel social

24/06/2022

Banco do Brasil
Congresso dos funcionários do BB cria Comitê de Luta em defesa do banco e do seu papel social

O papel do Banco do Brasil na reconstrução do país foi um dos temas em destaque no 33° Congresso Nacional dos Funcionários do BB (CNFBB), realizado entre 8 e 10 de junho. O evento resultou na instalação de um Comitê Nacional de Luta em Defesa do BB, pelo seu fortalecimento como instituição pública, e de apoio à eleição de Lula, por ser o único programa de governo que coloca os bancos públicos no centro da política de investimentos e retomada do crescimento econômico.

“Por que apoiar a eleição de Lula? Porque foi durante seus dois governos e nos governos Dilma que o Banco do Brasil mais desempenhou seu papel como indutor do desenvolvimento regional e sustentável da economia”, explica João Fukunaga, coordenador da Comissão de Empresas dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), destacando que isto mudou após o golpe de 2016, com ataques a direitos, fechamento de postos de trabalho e agências.

O papel do Comitê Nacional de Luta será defender o BB, a implantação de um programa de governo que tenha o banco como centro de políticas de incentivo ao crescimento econômico, de apoio à agricultura familiar e empresarial, de financiamento às micro e pequenas empresas, de desenvolvimento regional com redução das desigualdades sociais e regionais.

“O BB é uma instituição pública e tem funções mais relevantes que as de um banco privado que só visa lucro. É um banco da sociedade brasileira, que pode e deve ajudar o Brasil a sair do buraco em que foi jogado nos dois últimos governos”, pondera Fernanda Lopes, representante da Contraf-CUT nas negociações com o banco.

Veja, aqui, as principais propostas para recuperar o papel social do BB.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Outras notícias