BB: negociação de banco de horas e teletrabalho não avança

05/08/2022

Banco do Brasil
BB: negociação de banco de horas e teletrabalho não avança

Aumento do percentual de funcionários e de dias da semana no teletrabalho e anistia do banco de horas negativas. Essas foram as principais reivindicações colocadas pela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) na quarta reunião para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico nesta quinta-feira, 4.

“Essas são demandas que temos recebido constantemente dos trabalhadores e o próprio banco reconhece que o home office tem impacto positivo na redução de custos e não atrapalha a produtividade”, ressaltou o coordenador da CEBB, João Fukunaga. Atualmente, para cada departamento pode haver, no máximo, 30% de ausências físicas, incluindo as pessoas em home office, em férias e em situação de abono.

Ajuda de custo - Os trabalhadores do BB também pediram ampliação da ajuda de custo para todos que realizam teletrabalho. Pelas regras atuais, o banco concede o benefício apenas para quem atua em mais de 50% dos dias úteis na modalidade.

Banco de horas - A CEBB defendeu anistia total do banco de horas negativas, ressaltando casos de trabalhadores com dívida de duas mil horas. Os bancários destacam que funcionários não podem ser punidos por uma situação de saúde pública e que devem ser consideradas as questões de cada um.

Os representantes do BB afirmaram que a anistia não está dentro da prerrogativa do banco. A resposta também foi negativa em relação à ampliação da ajuda de custo, sob o argumento de que o home office já proporciona benefícios financeiros, por exemplo, pela economia de passagens. Sobre ampliar a porcentagem de funcionários em teletrabalho, ficou em aberto. 

Os trabalhadores solicitaram uma pausa na reunião e que o banco atualize as informações sobre o banco de horas negativas, além de trazer, no próximo encontro, propostas sobre a ampliação do teletrabalho.

Agenda atualizada das próximas reuniões

  • Sexta-feira – 5 de agosto – Cláusulas sociais (adiada e data ainda não prevista)
  • Terça-feira – 9 de agosto – Saúde e Condições de Trabalho
  • Sexta-feira – 12 de agosto – Cláusulas Econômicas
  • Quarta-feira – 17 de agosto – Representação

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Outras notícias