Santander muda administradora do SBPrev e participantes precisam fazer portabilidade até 30 de novembro

23/11/2022

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Santander muda administradora do SBPrev e participantes precisam fazer portabilidade até 30 de novembro

O Santander, sem comunicar as entidades de representação dos trabalhadores, mudou a administradora do plano de previdência SBPrev de seus funcionários. Até 30 de novembro, os participantes precisam fazer a portabilidade para a nova administradora para não perderem o plano. Em comunicado enviado somente aos participantes, o Santander informou que a administradora passa a ser a Santander Seguros e Previdência.

As entidades sindicais manifestaram descontentamento com mais uma decisão do Santander que ocorre sem transparência e negociação. Como a informação chegou somente agora, há um curto espaço de tempo para que as entidades orientem os trabalhadores sobre a portabilidade para evitar que tenham prejuízos.

Importância do plano

O plano de previdência dos funcionários é uma conquista que deve ser valorizada pelos trabalhadores. A cada contribuição do participante, o banco contribui em valor semelhante. Em alguns casos, esta contribuição do Santander é de mesmo valor, o que significa que o montante investido pode ser o dobro do aplicado pelo funcionário.

Segundo o Santander, não há mudança em relação ao plano e ao regulamento, somente a administração.  O movimento sindical considera preocupante, porém, que os próprios participantes tenham que fazer a portabilidade. Isto porque, caso falte alguma informação, o funcionário terá que fazer uma nova adesão, com data zerada e sem carregar o tempo de plano.

Para fazer a portabilidade

Até o dia 30 de novembro, o participante deve acessar o Portal de Previdência Corporativa (LINK: https://www.santander.com.br/previdenciaportalcorporativo) para fazer a inscrição com portabilidade e indicar seus beneficiários. Após a conclusão, receberá o certificado por e-mail confirmando a inscrição. Caso não faça, o benefício será encerrado a partir de janeiro. Se perder o prazo, será necessário contratar um novo plano, recomeçando o tempo de contribuição. Em casos de dúvidas, o participante deve ligar para (11) 3012-3456, opção 8.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

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