Após pressão dos trabalhadores, Projeto de Lei que ameaça jornada dos bancários é retirado de pauta

30/11/2022

Notícias
Após pressão dos trabalhadores, Projeto de Lei que ameaça jornada dos bancários é retirado de pauta

O Projeto de Lei 1.043/2019, de autoria do deputado David Soares (União/SP), que autoriza a abertura de agências e o trabalho bancário aos sábados e domingos, foi retirado de pauta, mais uma vez, após intensa pressão dos trabalhadores. A proposta poderia ser votada, ainda nesta quarta-feira, 30, na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados.

Os sindicatos se mobilizam contra a proposta, desde o ano passado, e promoveram um tuitaço, nesta quarta-feira, com a hashtag #SábadoÉMeu. As entidades também conversaram com parlamentares sobre o retrocesso representado pelo PL 1.043.

Jeferson Meira (Jefão), secretário de Relações do Trabalho que acompanha os temas de interesse da categoria no Congresso, explicou que o projeto tem grande potencial para prejudicar bancárias e bancários. “Não tem razão nos dias atuais, com tanta tecnologia, com apenas 3% das pessoas indo nas agências físicas, um parlamentar querer que os bancários trabalhem aos sábados, domingos e feriados”, explicou, destacando que a proposta pode sobrecarregar ainda mais os trabalhadores que já estão adoecendo devido à pressão e o assédio moral da cobrança de metas.

Outras propostas que já ameaçaram a jornada da categoria incluem o PLS 203/2017 e as medidas provisórias do atual governo MP 881/2019 e MP 905/2019. Todos foram derrubados após pressão dos trabalhadores e das entidades sindicais.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Outras notícias