Cancelamento de consultas e boatos de descredenciamentos na Cassi-MG preocupam associados
15/02/2023
Banco do Brasil
O Conselho de Usuários da CASSI/MG esteve reunido, nesta quarta-feira, 15, para tratar, entre as pautas, as repercussões nos atendimentos decorrentes do relacionamento da CASSI MG com algumas cooperativas médicas, em Belo Horizonte. Foi relatada pela governança da CASSI MG inconsistências no cumprimento dos contratos estabelecidos, que trazem riscos assistenciais, jurídicos e de imagem à Caixa de Assistência dos Funcionários do BB.
O pagamento da prestação dos honorários médicos em alguns hospitais é intermediado por cooperativas. A CASSI faz o pagamento relacionado aos itens de serviços hospitalares diretamente para o hospital e aquele relativo aos honorários para a cooperativa que, por sua vez, repassa os valores aos profissionais. Ocorre que o acordo realizado com as cooperativas diz respeito aos honorários dos atendimentos prestados no ambiente hospitalar e foi identificado que as cooperativas vinham sendo utilizadas para a cobrança de atendimentos fora deste ambiente, como em clínicas e em consultórios particulares não credenciados.
Com a identificação do problema, a CASSI notificou as cooperativas sobre o não pagamento das guias não hospitalares, caso fosse mantida a prática. Por sua vez, as cooperativas realizaram comunicado aos serviços e profissionais envolvidos, que, também, comunicaram a situação aos pacientes, cancelando as consultas agendadas em consultórios e serviços não credenciados pela CASSI. A CASSI também informou sobre a solicitação da lista de prestadores para as cooperativas, de forma a avaliar, caso a caso, um possível credenciamento direto, desde que sejam cumpridos os requisitos para o credenciamento e que exista insuficiência de rede.
A prática, além de prejudicar a CASSI, expõe o usuário a um atendimento em local e por profissional não indicado, pois a caixa de assistência não conhece a habilitação do profissional e não há verificação dos documentos que resguardam o funcionamento do serviço, o que ocorre nas situações de credenciamento.
Os diretores do Sindicato Matheus Fraiha e Mabel de Lavor, e o diretor da Fetrafi-MG Helberth Ávila, integrantes do Conselho de Usuários da Cassi-MG, participaram da reunião realizada hoje e ressaltaram que a comunicação dos médicos com os pacientes deixou a Cassi como vilã da história. Isto porque a informação que correu entre associados é que a Cassi havia descredenciado o serviço com clinicas e consultórios, o que não corresponde à verdade.
Em contato com o Sindicato, a CASSI MG informou que está acolhendo as demandas dos pacientes por meio dos canais de comunicação oficiais (Fale com a CASSI, Central de Atendimento e Unidade MG), buscando o melhor encaminhamento para cada caso, e que a Rede Credenciada continua disponível para o acolhimento das demandas.
Lembrando que CliniCASSI BH permanece como referência para as necessidades assistenciais dos associados.