Bloco do Pirulito volta às ruas de BH com muita música e descontração

22/02/2023

Notícias
Bloco do Pirulito volta às ruas de BH com muita música e descontração

O Sindicato levou o 30º Carnaval Sem Aids/IST e o Bloco do Pirulito às ruas do Centro de Belo Horizonte na última sexta-feira, 17 de fevereiro. O cortejo contou com a presença de integrantes da Escola de Samba Cidade Jardim e se encerrou com a colocação de uma camisinha no Pirulito da Praça Sete, uma tradição do Bloco nas últimas décadas.

O desfile do Bloco do Pirulito marcou o final de uma extensa programação do Carnaval Sem Aids/IST. Durante a semana, o Sindicato visitou agências bancárias de Belo Horizonte e de São João del-Rei e o Bloco também desfilou pela cidade histórica mineira. A entidade distribuiu kits com informações sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e preservativos internos e externos.

A iniciativa do Carnaval Sem Aids surgiu em 1994, momento em que a epidemia de Aids estava no auge e o tema ainda era um tabu. Naquela época, a desinformação sobre a doença e o vírus HIV levavam a muito preconceito e discriminação. Por isso, o Sindicato foi às ruas, cumprindo seu papel cidadão, para tratar do tema de forma leve e descontraída. Agora, em 2023, após os anos difíceis da pandemia de Covid-19, foram retomadas as atividades de rua.

“As recentes pesquisas mostram que o uso de preservativos tem diminuído bastante, principalmente entre os jovens. Isso mostra que o Bloco do Pirulito tem que continuar com esse trabalho importante de conscientização. E nossa campanha não acaba com o carnaval. É só passar no Sindicato e pegar seu preservativo gratuitamente”, explicou Rogério Tavares, diretor de Cultura da entidade.

 

Outras notícias