BB atende pedidos do movimento sindical e amplia trabalho remoto

16/03/2023

Banco do Brasil
BB atende pedidos do movimento sindical e amplia trabalho remoto

Atendendo reivindicações do movimento sindical, o Banco do Brasil ampliou o teletrabalho remoto institucional (TRI). A medida foi anunciada três dias após a mesa de negociações sobre o tema, que aconteceu na segunda-feira, 13, com a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB). “A implementação do TRI é uma luta antiga das trabalhadoras e dos trabalhadores, vem bem antes da pandemia, quando passamos a reforçar a necessidade de implantar o home office. Então, esses avanços são uma conquista da categoria, do movimento sindical”, pontuou Fernanda Lopes, representante da Contraf-CUT na CEBB.

O banco aprovou a ampliação, de 30% para 50%, o total da equipe que pode exercer, simultaneamente, suas atividades de modo remoto nos prefixos habilitados, com possibilidade de reavaliação nos próximos seis meses. A medida será implantada a partir de 21 de março e o percentual está separado do teto de ausências físicas programadas, como férias e abonos.

Outra novidade é a inclusão dos funcionários em nível gerencial, inicialmente, para um dia em trabalho remoto por semana e, para os demais habilitados, a ampliação da frequência do home office de dois para três dias na semana ou seu equivalente mensal. Foi aprovada, ainda, a ampliação de áreas habilitadas, incluindo escritórios, Centrais de Relacionamento do Banco do Brasil (CRBB) e Serviço de Atendimento ao Cliente (Sac) e outras áreas. Segundo o banco, a implementação acontecerá no decorrer do semestre, considerando as características de trabalho de cada setor.

Para o semestre, o banco também avalia a implementação de plataformas digitais remotas, além de espaços colaborativos internos (coworkings). Isto ajudaria pessoas a trabalharem mais perto de casa, evitando problemas de deslocamento.

De acordo com a legislação, mães, pais e tutores com crianças de até 4 anos e pessoas com deficiência têm prioridade no acesso ao teletrabalho.

Mudanças que iniciam a partir de 21 de março

Limites de funcionários e funcionárias em TRI para as unidades já habilitadas:

  • As ausências programadas, como abonos e licença saúde, deixam de impactar o percentual de funcionários que podem atuar em TRI no prefixo; e
  • A quantidade de bancários e bancárias que pode atuar em TRI simultaneamente aumenta de 30% para 50% do total da equipe.

Mudanças que iniciam ao longo do semestre

  • TRI para unidades que ainda não foram habilitadas. O BB iniciará pilotos em outras unidades, considerando as características do trabalho e a viabilidade dele ser realizado remotamente.
  • Avaliação para futura implementação de plataformas digitais remotas, além de espaços colaborativos internos (coworkings).

Mudanças previstas até o mês de maio

  • Inclusão de funcionárias e funcionários em nível gerencial com, inicialmente, 1 dia em trabalho remoto por semana
  • Ampliação da frequência do trabalho remoto híbrido de dois para três dias na semana ou seu equivalente mensal

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Outras notícias