Banco Mercantil muda visual, mas os problemas permanecem

24/05/2023

Mercantil
Banco Mercantil muda visual, mas os problemas permanecem

No mês de maio de 2023, o Banco Mercantil do Brasil apresentou sua nova identidade visual ao mercado. A instituição promoveu uma grande reformulação em sua marca e agora adota o nome Banco Mercantil.

Apesar do alto investimento na mudança de aparência, a falta de compromisso e respeito com os funcionários e clientes ainda permanece. O Mercantil segue com alta rotatividade nos postos de atendimento, sobrecarga de trabalho nos dias de pico, pressão por metas abusivas e denúncias de assédio moral contra seus trabalhadores.

Segundo Marco Aurélio Alves, funcionário do Mercantil e diretor do Sindicato, "a alta rotatividade faz com que os postos de atendimento fiquem com quadro reduzido até as próximas contratações, sendo que a falta de reposições pode durar meses. Ainda que o banco tenha anunciado a disponibilidade para o preenchimento de 200 vagas em todo o país, essa falta de funcionários causa filas enormes, demora excessiva no atendimento e insatisfação dos usuários. Em alguns casos, devido a reclamações dos clientes, os PAAs são multados pelo Procon, por falta de condições mínimas de atendimento".

"O Sindicato repudia os casos de assédio moral e cobranças de metas excessivas praticadas pelo Banco Mercantil contra seus trabalhadores e cobra o fim imediato da violência organizacional. O Ministério Público do Trabalho investiga os casos denunciados junto ao órgão pelo Sindicato e também por funcionários e ex-funcionários, que saíram bastante desapontados com a falta de compromisso da empresa", complementa Vanderci Antônio da Silva, funcionário do Mercantil e diretor do Sindicato.

Retirada de patrocínio CAVA

Em relação à retirada do patrocínio total na Caixa de Assistência Vicente de Araújo (CAVA), o Sindicato e a AFAPAC, associação dos participantes e ex-participantes da CAVA, se reunirão na próxima quarta-feira, dia 31 de maio. O objetivo é discutir estratégias jurídicas para resguardar os direitos dos funcionários sobre o patrimônio financeiro e imobiliário da CAVA.

 

Outras notícias