Ranking de reclamações do Banco Central escancara irresponsabilidade dos bancos

26/07/2023

Notícias
Ranking de reclamações do Banco Central escancara irresponsabilidade dos bancos

O ranking de reclamações do Banco Central classifica as instituições conforme o número de reclamações procedentes por trimestre. O Banco Pan, Bradesco e Inter, lideraram o último Top 15, referente ao segundo trimestre de 2023, seguidos do Itaú e Santander, que recentemente aumentaram o número de demissões e fechamentos de agências.

O ranking é calculado através das reclamações procedentes, ponderadas pelo número de clientes de cada instituição. As ocorrências são coletadas através dos canais oficias do BC (internet, correspondência ou telefone) e escancaram a insatisfação dos clientes. Veja aqui o ranking completo. 

Apesar das constantes mobilizações promovidas pelo Sindicato exigindo responsabilidade social, os bancos continuam fechando agências, demitindo e prejudicando o atendimento à população, mesmo lucrando bilhões anualmente.

O Bradesco, segundo colocado no ranking, fechou 1.276 postos de trabalho, sendo 93 agências nos últimos 12 meses – balanço realizado em março. Já o Santander e o Itaú fecharam, respectivamente, 100 e 103 agências físicas no primeiro trimestre de 2023.

“O ranking do BC deixa claro que os clientes estão insatisfeitos com o tratamento dos bancos. Fechando agências e demitindo aos milhares, o Bradesco, Santander, Itaú e muitas outras instituições financeiras estão privando a população do atendimento presencial, aumentando as filas e o tempo de espera. É desumano e cruel, levando em conta os bilhões que são gerados em lucros todos os anos pelos esforços da categoria bancária”, afirmou Ramon Peres, presidente do Sindicato.

 

Outras notícias