Previ é homenageada pelos seus 120 anos em sessão solene na Câmara dos Deputados

07/05/2024

Banco do Brasil
Previ é homenageada pelos seus 120 anos em sessão solene na Câmara dos Deputados

A Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) foi homenageada, nesta segunda-feira, 6, pelos seus 120 anos em sessão solene na Câmara dos Deputados. A entidade fundada em 16 de abril de 1904 por 52 funcionários do BB que queriam proteger seus familiares, é reconhecida, na atualidade, como um dos 100 maiores fundos de pensão do mundo e o maior do Brasil.

“Hoje, somos cerca de 200 mil associados e associadas, trabalhadoras e trabalhadores do BB, aposentados e da ativa, que, junto com seus familiares pensionistas, contam com a segurança da Previ. Segurança conquistada por nós através das gerações”, destacou a coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fernanda Lopes.

Durante sua fala, na sessão solene, ela observou que o modelo de governança da Previ, baseado na participação de trabalhadores e trabalhadoras em todas as esferas da gestão, nas diretorias e conselhos, “está em um nível acima do que preconiza a legislação”, modelo de gestão que “também explica o bom desempenho da entidade, que se tornou referência para outros fundos de pensão fechados”.

Atualmente, a Previ paga, em benefícios, R$ 1,35 bilhão, por mês, montante distribuído para mais de 100 mil famílias. A Previ também gerencia R$ 272 bilhões em recursos dos 200 mil associados e associadas. O presidente do fundo de pensão, João Fukunaga, destacou que, “ao investir de forma responsável o capital excedente, a Previ contribui para o crescimento econômico do país, gerando oportunidade em várias áreas”. Ele afirmou, ainda, que a Previ é a “única entidade de pensão fechada no país que nunca sofreu plano de equacionamento”, que é quando os participantes são obrigados a pagar alíquotas extras para cobrir receitas.

O reconhecimento do Poder Legislativo à importância da Previ ficou evidenciado pelo grande apoio de parlamentares à iniciativa da homenagem. Para ser aprovada, eram necessárias, no mínimo, 52 assinaturas e foram alcançadas mais de 90.

Veja a matéria completa no site da Contraf-CUT.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Outras notícias