Sindicato solicita reunião sobre PL 434, que reduz segurança em unidades bancárias

01/10/2024

Notícias
Sindicato solicita reunião sobre PL 434, que reduz segurança em unidades bancárias

Nesta terça-feira, 1º de outubro, o Sindicato enviou ofício ao deputado estadual Rogério Dias de Andrade, relator do PL 434/2023, solicitando uma reunião. O projeto, que tramita na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), coloca vidas em risco ao afrouxar regras para a segurança nas unidades bancárias. Veja, aqui, o ofício na íntegra.

“Esperamos que o relator possa nos receber para conversarmos sobre esta ameaça à segurança de bancários, clientes e também vigilantes. Se os números de assaltos e violência nos bancos caíram, foi justamente porque asseguramos medidas rígidas de segurança. Não podemos aceitar retrocessos”, afirmou Ramon Peres, presidente do Sindicato.

A proposta, de autoria do deputado Charles Santos, altera a lei 12.971/1998, que obriga a instalação de dispositivos de segurança nas agências e postos de serviços dos bancos. Se aprovado o texto, as portas giratórias deixarão de ser obrigatórias em unidades em que não haja guarda de valores ou movimentação de numerário.

Além disso, o PL 434 abre brecha para que vigilantes utilizem equipamentos de menor qualidade e eficiência. Se, na atual legislação, é expressamente exigido que estes profissionais utilizem “colete à prova de bala nível 03”, com a nova redação, o critério será apenas que o colete seja “de uso permitido”.

“É um ataque aos trabalhadores, fruto do lobby dos bancos. Não bastasse a exploração que ocorre, diariamente, pelo cumprimento de metas, agora, querem economizar expondo bancárias e bancários a mais riscos. Contamos com a compreensão do deputado Rogério Dias de Andrade sobre a importância deste tema”, destacou Ramon.

 

Outras notícias