Sindicato paga beneficiárias de ação coletiva sobre direito ao intervalo da mulher no Itaú

03/10/2024

Itaú
Sindicato paga beneficiárias de ação coletiva sobre direito ao intervalo da mulher no Itaú

O Sindicato dos Bancários de BH e Região iniciará o pagamento de valores a bancárias do Itaú que são beneficiárias da ação coletiva sobre o direito ao intervalo da mulher. A Justiça condenou o banco a pagar, como hora extra, o intervalo previsto no artigo 384 da CLT. O pagamento será feito com depósito em conta das beneficiárias.

A ação foi distribuída, em março de 2015, e beneficiou, além das empregadas da ativa, funcionárias que foram desligadas entre março de 2013 e março de 2015. O Itaú foi condenado a pagar, como extras, 15 minutos em todos os dias que as bancárias extrapolaram a jornada contratual e não usufruíram deste intervalo específico para a mulher. Vale ressaltar que, com a reforma trabalhista de 2017, este artigo foi cancelado.

Iniciada a fase de execução, o Itaú apresentou uma lista de empregadas que seriam contempladas e o juiz que conduz a execução, dividiu as substituídas em 04 lotes de execução e os cálculos estão sendo apresentados.

Neste momento, está sendo feito o pagamento de parte do primeiro lote, que contemplou nesta oportunidade 33 bancárias. Para as outras integrantes do primeiro lote, assim como aquelas que estão distribuídas nos demais lotes, a execução continua e está na fase de apresentação de cálculos.

O Sindicato vem monitorando, diariamente, o andamento do processo e está na expectativa quanto aos próximos desdobramentos e deliberações, que serão noticiados para as bancárias beneficiadas.

Para saber se é uma das contempladas, no primeiro ou nos lotes seguintes, ligue para o Departamento Jurídico do Sindicato pelos telefones (31) 3279-7839 ou 3279-7845

> A atualização de dados é fundamental para que o Sindicato mantenha você informada/informado sobre ações e outros temas. Atualize suas informações aqui.

 

Outras notícias