25 de novembro: Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

25/11/2024

Notícias
25 de novembro: Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

O dia 25 de novembro, desde 1999, é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana em 1960.

A data é mais uma forma de alertar a sociedade para o problema social e estrutural das diversas formas de violência que ainda se repetem contra as mulheres. Além da violência física e do feminicídio, mulheres são vítimas, diariamente, de violência psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Dados do último Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que, em 2023, foram registrados 1.467 feminicídios no Brasil, o que significa quatro por dia. Além disso, as tentativas de feminicídio chegaram a 2.797 e houve quase 260 mil registros de agressões decorrentes de violência doméstica, assim como mais de 38 mil denúncias de violência psicológica.

Avanços na categoria bancária

Em 2020, as bancárias conquistaram canais de denúncia e medidas de apoio por parte dos bancos a funcionárias vítimas de violência. Já a nova Convenção Coletiva 2024-2026, incorporou novas medidas que incluem a realocação para outra dependência e oferta de linha de crédito/financiamento especial para mulheres que sofreram violência doméstica.

Projeto Basta!

O Sindicato também atua no apoio a mulheres vítimas de violência de gênero. Desde 2022, a entidade conta com o Projeto Basta!, que oferece atendimento jurídico humanizado e orienta bancárias sobre a procura de canais e serviços públicos, questões como guarda dos filhos e outras dúvidas.

Para ser atendida, basta entrar em contato pelo telefone (31) 3279-7800 e falar com o Departamento Jurídico, ou utilizar o Fale Conosco (clique aqui para acessar).

“Somos um Sindicato cidadão, que vai além das pautas trabalhistas. O combate à violência contra a mulher é uma pauta permanente e de suma importância. Estamos sempre à disposição para ajudar as bancárias nessa situação. A data é importante, mas a conscientização é constante”, destacou Paula Moreira, diretora do Sindicato que coordena o Projeto Basta.

Observatório Estadual da Violência contra a Mulher

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, tramita o Projeto de Lei (PL) 3.704/22, que visa criar o Observatório Estadual da Violência contra a Mulher. A importante iniciativa já teve parecer favorável em duas comissões e aguarda apreciação da Comissão de Administração Pública. O objetivo é elaborar e organizar um banco de dados sobre todas as formas de violência contra a mulher no estado de MG, além de debater políticas públicas específicas.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com informações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ALMG e Ministério do Desenvolvimento Social

 

Outras notícias