CAIXA: sindicato presta seu apoio à Comissão dos Aprovados Excedentes do Concurso 2024
17/01/2025
Caixa Econômica Federal
Na manhã desta sexta-feira, 17, o presidente do Sindicato, Ramon Peres, se reuniu com o representante da Comissão dos Aprovados Excedentes do Concurso da CAIXA 2024, Marcus Vinícius Nunes. A entidade prestou seu apoio à reivindicação da comissão pela retificação do edital e ampliação do cadastro-reserva.
Diante de uma redução no quadro de trabalhadores da CAIXA, que aconteceu em governos anteriores, empregadas e empregados sofrem com sobrecarga de trabalho. Um levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) demonstrou que de 2013 a 2023, a CAIXA fechou 11.238 postos de trabalho. No entanto, nesse mesmo período, houve um aumento significativo no número de clientes. Essa situação tem agravado o esgotamento físico e mental dos empregados, que precisam lidar com uma demanda crescente de atendimento.
Por isso, destaca-se a necessidade de mais contratações, garantindo que a população seja atendida de modo eficiente e cuidadoso, enquanto se evita a sobrecarga das empregadas e empregados. Nesse sentido, analisar a viabilidade de ampliação do cadastro-reserva do concurso de 2024 pode ser uma alternativa significativa para a resolução destes problemas.
A comissão ainda ressaltou que diversos candidatos obtiveram desempenho satisfatório no concurso de 2024 e foram aprovados em todas as etapas. Dessa forma, a abertura de novas vagas não comprometeria a qualidade técnica dos empregados, uma vez que os candidatos se demonstraram aptos a ocuparem os cargos.