Sindicato realiza ato para cobrar respostas do Itaú sobre o plano de saúde dos aposentados
19/02/2025
Itaú
Nesta quarta-feira, 19, o Sindicato e a Associação dos Bancários Aposentados e Pensionistas de BH (Abapbel) promoveram um ato para cobrar respostas do Itaú sobre as reivindicações a respeito do plano de saúde dos aposentados. Durante a mobilização, que aconteceu em frente à agência BH Praça Sete (3176), foi distribuída uma carta-aberta aos clientes do banco e à população, pedindo que também apoiem a causa. O documento foi redigido pela Contraf-CUT e entregue em todo o Brasil.
Com o fim do período de manutenção da contribuição do banco, assegurado pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), os aposentados foram obrigados a migrar do plano familiar para um plano individual, sem qualquer subsídio por parte do Itaú. A situação prejudicou muitos aposentados, que precisam da cobertura do plano para tratarem problemas de saúde, por exemplo.
Por isso, na carta, o movimento sindical destacou que o banco "impõe reajustes abusivos, tornando o plano inacessível para muitos aposentados". Atualmente, o plano mais básico (enfermaria) custa R$ 2.135,71 por pessoa, um valor inviável para inúmeros aposentados, que dedicaram anos de suas vidas ao trabalho e, agora, estão sendo ignorados pelo banco.
"Ao tentar excluir os aposentados do plano de saúde, o Itaú demonstra sua insensibilidade e ingratidão com quem dedicou anos de trabalho e esforço para ajudar a construir o que o banco é hoje. É um absurdo o que o Itaú está fazendo: virando as costas para os aposentados quando eles mais precisam", afirmou o diretor de Assuntos dos Aposentados do Sindicato e presidente da Abapbel, Antônio Guimarães (Magaiver).
"Em 2024, o Itaú alcançou um lucro de R$ 41,403 bilhões, com alta de 16,2% em relação ao ano anterior. Por isso, não há justificativas para o que o banco está tentando fazer com os aposentados. Sabemos que é possível pensarmos em planos economicamente viáveis para quem construiu o que o Itaú é hoje, o maior banco privado da América Latina", destacou Valdenia Ferreira, funcionária do Itaú e diretora do Sindicato.
Com o objetivo de dar força e visibilidade à causa, o movimento sindical criou um abaixo-assinado reivindicando um plano de saúde pagável aos aposentados do Itaú. Clique aqui para assinar!
Acesse nosso material impresso e saiba mais (clique aqui).