Saúde Caixa: representação dos empregados solicita dados primários do plano
14/05/2025
Caixa Econômica Federal
Em reunião ocorrida na segunda-feira, 12, a representação das empregadas e empregados da CAIXA solicitou ao banco o fornecimento dos dados primários dos últimos dez anos do Saúde Caixa. A solicitação foi feita com o objetivo de dar início aos trabalhos da consultoria atuarial contratada pelos empregados para fazer análise do plano de saúde. A gestão Carlos Vieira não garantiu o acesso às informações e a Contraf-CUT encaminhou ofício formalizando o pedido.
A consultoria atuarial, que foi contratada pelas entidades, irá assessorar os representantes dos empregados no Grupo de Trabalho (GT) do Saúde Caixa nas avaliações e na produção de relatórios para subsidiar as discussões do grupo. Por isso, os dados do plano no período de 10 anos foram solicitados para realizar uma análise prospectiva mais robusta da situação do Saúde Caixa.
Ao serem questionados sobre uma previsão de resposta em relação à reivindicação de acesso aos dados, os representantes do banco disseram que o prazo para a retorno era “indefinido” e que não poderiam garantir o envio das informações solicitadas.
“Sempre cobramos transparência da gestão, e no último aditivo assinado fizemos questão de incluir uma cláusula que garantisse acesso aos dados, para que pudéssemos realizar nossas próprias análises das condições do plano. Mesmo assim, os representantes da administração da Carlos Vieira dizem que não podem garantir que teremos este acesso”, disse o coordenador da representação dos trabalhadores no GT Saúde Caixa, Leonardo Quadros.
O coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da CAIXA, Felipe Pacheco, ressalta a necessidade do acesso aos dados. “O trabalho da consultoria é fundamental para subsidiar o GT e as negociações sobre o plano de saúde. Mas os resultados dependem das informações que são fornecidas. Por isso, vamos oficiar a CAIXA, para que ela se manifeste formalmente sobre nossa justa reivindicação”, informou.
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT