Mercantil paga maior PLR de sua história após sucessivos avanços nos acordos com o Sindicato

25/02/2025

Mercantil
Mercantil paga maior PLR de sua história após sucessivos avanços nos acordos com o Sindicato

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) paga a funcionárias e funcionários do Mercantil, nesta terça-feira, 25, representa a maior da história do banco. Os valores são resultado de muitos anos de mobilização, por meio do Sindicato, que representaram um acúmulo de conquistas e garantias para os trabalhadores.

Desde 1995, a PLR está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, assegurando o direito a bancárias e bancários de todo o país. Já o programa próprio de PLR do Mercantil teve início em 2007, sendo aprimorado, ano a ano, nas negociações entre o Sindicato e o banco.

“Hoje, bancárias e bancários do Mercantil têm a certeza de que não receberão menos do que está previsto na CCT e o programa próprio pode trazer condições ainda mais vantajosas. Além disso, trabalhadores desligados têm direito a receber valor proporcional, independentemente da época do desligamento. Nada disso é bondade do banco, mas sim um esforço coletivo e a construção de acordos que trazem mais valorização e reconhecimento”, explicou Vanderci Antônio da Silva, funcionário do Mercantil, diretor do Sindicato e coordenador nacional da Comissão de Organização dos Funcionários (COEBMB).

A PLR deste ano também diz muito sobre o empenho de funcionárias e funcionários do Mercantil para garantir o crescimento do banco e recorde nos resultados. De 2023 a 2024, o lucro cresceu 78,7% e chegou a R$ 752 milhões. No ano anterior, o crescimento registrado também foi muito expressivo, de 110%.

Marco Aurélio Alves, funcionário do Mercantil e diretor do Sindicato, reforçou que o banco é construído, diariamente, por seus trabalhadores. “Os recordes de lucro não existiriam sem o trabalho incansável de bancárias e bancários do Mercantil. E é justamente por isso que seguimos cobrando respeito com os trabalhadores, com o fim do assédio moral, mais segurança e condições dignas de trabalho”, afirmou.  

Seja sócia, seja sócio! Um Sindicato forte, capaz de pressionar o banco por melhorias, é um Sindicato com muitos associados. Podemos, juntas e juntos, construir um futuro melhor para todos. Faça parte do Sindicato e tenha acesso a inúmeros benefícios! Acesse aqui nossa Sindicalização Digital para saber mais.

 

Outras notícias