A Chapa 1 – "O futuro é hoje", apoiada pelo Sindicato e pela Contraf-CUT, venceu as eleições para a Fundação Itaú-Unibanco em votação digital. Bancários ativos e assistidos puderam escolher seus representantes para o Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Comitês de Planos, abrangendo participantes ativos, autopatrocinados, optantes pelo Benefício Proporcional Diferido (BPD) e aqueles em fase de opção.
Entre os eleitos, estão dois representantes do Sindicato: Liliane Oliveira, diretora que foi eleita para o Conselho Fiscal (efetivo) da Fundação Itaú-Unibanco, e Antônio Guimarães (Magaiver), diretor da entidade e presidente da Abapbel, eleito para o Comitê de Gestão do Plano 002. O apoio do Sindicato à Chapa 1 reforça a importância da presença de representantes dos trabalhadores na gestão do fundo de pensão.
Compromisso com os participantes
A prioridade da nova gestão será colocar os interesses dos participantes em primeiro lugar. "Queremos uma fundação sólida, que atenda de forma transparente e eficiente todos os seus beneficiários. Nossa missão será aprimorar os regulamentos de alguns planos e pautar, tanto a diretoria da fundação quanto a patrocinadora, dentro daquilo que é nossa obrigação como conselheiros. Vamos trabalhar para garantir que os direitos dos participantes sejam respeitados e que a gestão seja cada vez mais voltada para suas reais necessidades", ressaltou Carlos Damarindo, eleito para o Conselho Deliberativo.
Com a vitória da Chapa 1, a expectativa é que os representantes eleitos atuem para fortalecer a governança da Fundação Itaú e ampliar a participação dos trabalhadores nas decisões estratégicas da entidade.
A informação oficial da Fundação ainda não foi divulgada, mas os nossos representantes da Comissão Eleitoral já nos passaram os números e a eleição foi aprovada pela Comissão Eleitoral.
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT