A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu com a direção do banco, nesta terça-feira, 6, na sede da instituição em Osasco, para debater temas como diversidade, segmentação, fechamento de unidades, emprego e condições de trabalho.
A maior preocupação da representação dos trabalhadores é com o emprego e o encerramento de agências, postos avançados (PAs) e unidades de negócios. Atualmente, há municípios em que o Bradesco não mantém qualquer ponto de atendimento. Estes foram temas, também, de mobilização e reunião do Sindicato nesta terça-feira, 6. Saiba mais aqui.
O banco alegou que passa por um processo de recuperação e redimensionamento de estruturas, impulsionado pela evolução tecnológica. Informou que apenas 2% das transações são realizadas de forma presencial e que não abandonou os clientes de menor renda, mas que o modelo de atendimento está em constante transformação. Ainda segundo o Bradesco, a nova segmentação tem gerado oportunidades internas, inclusive com admissões fora da área de tecnologia.
Nova segmentação
A reestruturação do atendimento foi detalhada na reunião, com a divisão de clientes pessoa física, em quatro faixas.
Massificado:
- Clientes com renda mensal de até R$ 8 mil;
- Prime: renda mensal entre R$ 8 mil e R$ 25 mil ou investimentos entre R$ 50 mil e R$ 300 mil;
- Principal: renda mensal acima de R$ 25 mil ou investimentos a partir de R$ 300 mil;
- Private: valores superiores aos atendidos no segmento Principal.
Segundo o banco, essa segmentação vai gerar 3.200 novas vagas no Principal — sendo 2 mil destinadas a cargos de gerência — e 600 novos postos no Massificado. Afirmou, ainda, que o desempenho continua sendo critério importante e que a exigência subiu na avaliação dos trabalhadores.
Atendimento a empresas
No segmento empresarial, o Bradesco também passou por ajustes que, segundo o banco, também estão gerando novas oportunidades. Veja abaixo:
- Bradesco Empresas e Negócios: atende do MEI até empresas com faturamento de R$ 3 milhões;
- Plataformas Empresas: faturamento entre R$ 3 milhões e R$ 50 milhões;
- Corporate Bank: empresas com faturamento acima de R$ 50 milhões.
- O banco ressaltou que essas mudanças também estão gerando novas oportunidades.
Sacar pra quê?
A COE questionou a campanha de incentivo ao uso dos canais digitais e denunciou que, em algumas localidades, gestores estariam deixando caixas eletrônicos (BDNs) indisponíveis, atrasando o conserto dos equipamentos, deixando-os artificialmente inoperantes. O Bradesco afirmou que é uma campanha de sensibilização, não há impedimento de saque em espécie e que a queda no uso dos caixas se deve ao aumento do uso do Pix. Completou, no entanto, que irá revisar os casos relatados.
Diversidade
O banco apresentou seu programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, estruturado com base em dois eixos: princípios e pilares. Os princípios são equidade de oportunidade, educação para inclusão e engajamento. Já os pilares contemplam as frentes de gênero, étnico-racial, pessoas com deficiência (PCD), população LGBTQI+ e, mais recentemente, longevidade.
“Essa pauta tem tudo a ver com o debate que a gente faz na Mesa de Igualdade de Oportunidades”, afirmou Erica de Oliveira, coordenadora da COE Bradesco. Para ela, a apresentação dialoga com o que já é discutido com o banco durante as negociações coletivas. “É importante que o banco prossiga e avance com o programa, e a COE está disposta a colaborar, já que essa iniciativa é fruto de negociação coletiva, durante as campanhas nacionais dos bancários”, acrescentou.
Km rodado, consignado INSS e pontos dos gerentes alto valor
A COE cobrou reajuste no valor pago por quilômetro rodado aos gerentes em visita, já que o último ocorreu em dezembro de 2021. O banco respondeu que a solicitação já foi encaminhada à área responsável.
Os trabalhadores também pediram esclarecimentos sobre a postura do banco mediante nova modalidade de empréstimo consignado com garantia do FGTS, lançada pelo governo federal. O Bradesco informou que tem oferecido taxas médias de 2,70% para clientes e 1,89% para funcionários — inferiores às do mercado. Questionado sobre cobrir ofertas de outras instituições, o banco afirmou que há uma regulação do Banco Central que impede taxas superiores ao custo da operação.
A ausência de registro de ponto para os gerentes de relacionamento Empresas, conhecidos como "gerentes alto valor", também foi abordada. A COE está preocupada com o cumprimento de jornada desses profissionais. A direção do banco justificou que esses trabalhadores realizam atividade externa — visitas a clientes — e, por isso, se enquadram na modalidade prevista pela CLT, mas que não se trata de cargo de confiança.
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT