Contraf-CUT cobra explicações sobre boato de reestruturação na CAIXA

Contraf-CUT cobra explicações sobre boato de reestruturação na CAIXA

A Contraf-CUT enviou, nesta quinta-feira, 15, um ofício para a CAIXA pedindo que o banco explique um boato sobre uma possível reestruturação das funções de caixa e tesoureiro executivos (CAEX e TEX). A informação que circula entre empregadas e empregados é a de que caixas e tesoureiros estão sendo convocados para uma "Ação consultiva-ReprogAME Sua Trajetória".

Segundo o que se diz, trata-se de um treinamento presencial para empregados (indicados por seus gestores), que sintam a necessidade de repensar sua trajetória profissional. “Pelas informações que nos foram passadas, o ‘treinamento’ é, na verdade, uma forma de fazer com que caixas e tesoureiros reflitam sobre sua carreira”, disse o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Felipe Pacheco.

A informação gerou insegurança e apreensão entre empregadas e empregados. Por isso, as entidades reforçaram a cobrança de que qualquer mudança que afete a carreira dos trabalhadores seja negociada previamente com o movimento sindical.

Em seu ofício, a Contraf-CUT pede que o banco informe sobre a veracidade, ou não, das informações que circulam nas unidades; que, sendo verdade, que o banco passe todas as informações para a representação dos empregados e agende, para o quanto antes, uma reunião para retomar as negociações.

“É inadmissível que a CAIXA esteja dando andamento a esta reestruturação sem as devidas tratativas com a representação sindical dos empregados, que, nestes casos, são sempre os mais afetados pelas mudanças”, disse Felipe. “Temos muito a contribuir com esta questão e o banco não pode menosprezar a representação e a posição dos empregados. Por isso, esperamos que a Caixa mande rapidamente as informações e agende a reunião de negociações para o quanto antes”, cobrou o coordenador da CEE.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Outras notícias