Coletivo Nacional de Diversidade discute agenda para o 2º semestre de 2025

29/05/2025

Notícias
Coletivo Nacional de Diversidade discute agenda para o 2º semestre de 2025

O Coletivo Nacional de Diversidade (antigo CGROS) reuniu-se nesta terça-feira, 27, para elaborar a agenda de trabalho para o 2º semestre de 2025. Também foram debatidas propostas que subsidiarão a negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que acontecerá na sexta-feira, 30. 

Os membros do Coletivo Nacional da Diversidade destacaram a urgência em transformar os compromissos formais em ações concretas nos bancos, como cobrar dados e mecanismos efetivos de fiscalização das cláusulas de diversidade já conquistadas, avançar na contratação e ascensão de grupos sub-representações (negros, pessoas com deficiência/PCDs, mulheres e pessoas LGBTQIA+) e acelerar os preparativos para o 4º Censo da Diversidade (2026). 

"Não basta ter cláusulas no acordo. Queremos ver números que comprovem a redução das desigualdades. Tivemos avanços importantes nesses temas, mas ainda há muito a fazer para que, de fato, tenhamos um espaço de trabalho mais inclusivo e livre de preconceitos”, enfatiza a secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Elaine Cutis.

Incentivo à categoria a participar das conferências

Outro debate aprofundado no encontro do Coletivo Nacional da Diversidade foi que a categoria participe das conferências nacionais promovidas pelo Governo Federal. "São espaços estratégicos, onde a sociedade civil organizada, como nós, do movimento sindical bancário, temos a oportunidade de ajudar na construção de debates e do que virão a ser as políticas de fato", observa Elaine Cutis. Clique aqui para acessar as agendas das conferências deste ano, disponibilizada no site Brasil Participativo, do Governo Federal.


Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

Outras notícias