Conferência Nacional marca momento de escuta e valorização de aposentados do ramo financeiro

03/07/2025

Notícias
Conferência Nacional marca momento de escuta e valorização de aposentados do ramo financeiro

Aconteceu, nos dias 2 e 3 de julho, a 1ª Conferência Nacional de Aposentadas e Aposentados do Ramo Financeiro, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo. O evento histórico consolidou um novo momento de valorização, escuta ativa e organização de quem ajudou a construir o movimento sindical bancário brasileiro. O diretor de Assuntos dos Aposentados e presidente da Associação dos Bancários Aposentados e Pensionistas de BH (Abapbel), Antônio Guimarães (Magaiver), participou do encontro. 

Resgate histórico e valorização de quem construiu o presente

O segundo dia do evento começou com uma palestra de Roberto von der Osten (Betão), ex-presidente da Contraf-CUT, que fez um importante resgate histórico da luta dos aposentados no ramo financeiro.  “Nós estamos enfrentando o preconceito etário, o desmonte da seguridade social e a invisibilidade política. Queremos presença nos espaços do sindicalismo e da política, queremos romper o isolamento para continuar as nossas lutas e queremos manter vivo o nosso pertencimento à classe trabalhadora. A luta não se aposenta. Valorizar quem construiu a luta e conquistou direitos!”, afirmou.

A conferência também trouxe temas essenciais para a qualidade de vida na aposentadoria. A assistente social Fé Juncal, diretora da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí/SP e da Federação dos Aposentados do Estado de São Paulo, abordou questões como solidão, depressão, luto, sentido de pertencimento pós-carreira, engajamento social e políticas públicas para o envelhecimento saudável.

Caroline Heidner, empregada da CAIXA e diretora de Saúde Suplementar da ANAPAR, abordou os desafios enfrentados por aposentadas e aposentados no acesso à saúde, especialmente em relação à sustentabilidade dos planos de autogestão, aos direitos garantidos no SUS e na rede privada, e às dificuldades para manter um plano de saúde diante da queda na renda após a aposentadoria.

Acolhimento, mobilização e início de um novo ciclo

O coordenador do Coletivo Nacional de Aposentadas e Aposentados da Contraf-CUT, Elias Jordão, celebrou o sucesso do evento. “A primeira conferência nacional de bancários e bancárias aposentadas, além de ser um marco histórico para a Contraf e para nosso ramo, superou positivamente todas as expectativas. O sentimento é de acolhimento para aqueles que são nossa história e, apesar de fora da ativa, com muita contribuição ainda por dar, normalmente estão na invisibilidade. É o início de uma longa caminhada, e vamos buscar parcerias com todas as categorias, entidades e associações que fazem este debate para ampliarmos e aprofundarmos as discussões de interesse deste segmento.”

Ao final do encontro, foram aprovadas resoluções importantes, entre elas:

  • Orientar entidades filiadas a organizarem coletivos de aposentadas e aposentados nas federações e sindicatos
  • Estimular a participação ativa dos aposentados nesses coletivos
  • Incluir o segmento nas conferências regionais e na Conferência Nacional dos Bancários.


Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

Outras notícias