CEE cobra e CAIXA garante que reestruturação não trará perdas financeiras

CEE cobra e CAIXA garante que reestruturação não trará perdas financeiras

Ao apresentar o processo de reestruturação, que vem sendo chamada de reposicionamento, a CAIXA garantiu que não haverá perdas financeiras, durante a Mesa de Negociação Permanente, reunida nesta sexta-feira, 15. A garantia foi dada a partir da advertência feita pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE), de que a fusão de agências poderia gerar prejuízos para caixas e tesoureiros minuto e por prazo, realocados em caso de substituição pelos efetivos de unidades fechadas.

Para justificar a reestruturação, a CAIXA argumentou que precisa se adequar à realidade, em que os clientes passaram a utilizar mais intensamente no seu dia a dia os canais digitais, e que há agências com baixo volume de atendimento. O coordenador da CEE, Felipe Pacheco, criticou o processo que deu origem ao reposicionamento, que foi colocado em prática sem qualquer negociação com a representação dos empregados. “O banco não pode vir com o bolo pronto e servir. Ainda mais um tema desta relevância, que pode gerar impactos na vida dos empregados”, afirmou.

Eliana Brasil, diretora do Sindicato e da Contraf-CUT, também criticou a falta de diálogo. “Este problema vem se repetindo. É preciso que esta mesa seja valorizada”, disse.

Fechamento de agências - O banco disse que está assegurando vagas a todos de agências que serão fechadas. Serão extintas 52 agências no país e 23 postos de atendimento bancário. A CEE cobrou cuidado da CAIXA para o fechamento de unidades. 

VPN/Home office - Em relação ao home office, foi reforçada a necessidade de serem estabelecidos critérios objetivos para que as pessoas possam se organizar para este modelo, evitando que certas chefias possam utilizar este tipo de trabalho, como punição, ou como premiação. A CAIXA divulgou uma orientação de como deveria ser o trabalho remoto, que foi questionada pela CEE: seriam três dias na semana em casa e dois no presencial.

A CAIXA reconhece que deveria ter comunicado antes, e que será providenciado um fluxo para indisponibilidades futuras. Foi cobrado que o banco estabeleça procedimentos para os casos citados.

Super Caixa - A CAIXA decidiu iniciar o debate da mesa de negociação, nesta sexta-feira, 15, apresentando um programa próprio de pagamento de prêmios aos empregados de acordo com o desempenho, lançado em julho. É o já conhecido ‘Super Caixa’. A CEE criticou a CAIXA por ter imposto o programa, sem negociação prévia.

Outra crítica foi quanto ao prazo de pagamento dos valores, que era trimestral para a venda de produtos do Caixa Seguridade. Já com o ‘Super Caixa’ o pagamento é semestral. A CEE lembrou que com o novo prazo, o banco vai economizar e não haverá ganho para os empregados. 


Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Seeb-Rio

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