Delegadas e delegados sindicais eleitos na CAIXA participam de evento de posse no Sindicato

16/09/2025

Notícias
Delegadas e delegados sindicais eleitos na CAIXA participam de evento de posse no Sindicato

Delegadas e delegados sindicais da CAIXA eleitos em agosto participaram, nesta terça-feira, 16, de um evento simbólico da posse na sede do Sindicato. No encontro, foram debatidas as principais questões que afetam o dia a dia de trabalho de empregadas e empregados, como os problemas relacionados ao Saúde Caixa e o fechamento de agências. Veja mais fotos abaixo.

Ramon Peres, presidente do Sindicato, lembrou que as delegadas e delegados sindicais têm papel fundamental para aproximar a categoria do movimento sindical. “Em 2026, teremos uma Campanha Nacional desafiadora. Por isso, contamos com os delegados para fortalecermos a união da categoria, buscando melhores condições de trabalho para todas e todos”, destacou. 

Além de Ramon Peres, participaram da mesa de abertura Eliana Brasil, diretora do Sindicato e da Contraf-CUT; Carlindo Dias (Abelha), presidente da Fetrafi-MG; Cardoso, vice-presidente da Fenae; Nery Gomes, diretor do Sindicato e presidente da APCEF/MG; Umberto Gil Alcon, diretor do Sindicato e da APCEF/MG; e Nilmário Miranda, ex-ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania. 

Luiz Octávio Cuiabano, bancário aposentado da CAIXA e ex-presidente da APCEF/MG, realizou uma retomada histórica sobre a mobilização sindical na CAIXA, dando destaque às ações que foram relevantes e devem ser tomadas como referência para o movimento atual. Ele lembrou dos 40 anos da greve de 1985, momento muito importante na trajetória de organização dos bancários, em especial os da CAIXA. “Em 1985, tivemos uma greve histórica, quando passamos a ser considerados bancários e conquistamos a jornada de 6 horas. Precisamos ter essa greve como exemplo, pois sua organização foi essencial para os avanços conquistados”, lembrou.

Esta greve emblemática foi tema de um documentário produzido e lançado pela Contraf-CUT na última semana. Você pode assistir a ele, na íntegra, aqui.

O mandato das delegadas e delegados eleitos tem duração de dois anos, com início em 23 de agosto de 2025 e término em 22 de agosto de 2027.

 

Outras notícias