Dia Internacional das Pessoas com Deficiência chama atenção para a luta por dignidade

03/12/2025

Notícias
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência chama atenção para a luta por dignidade

Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o intuito de promover a conscientização sobre as questões da deficiência, sobre a luta por dignidade, direitos e bem-estar das pessoas com deficiência.

Em 2025, o lema internacional é “Promovendo sociedades inclusivas para pessoas com deficiência, visando o avanço do progresso social”. Neste sentido, a ONU destaca que é preciso assegurar ampla participação das pessoas com deficiência, garantindo maior presença na vida social e econômica, “com mais ações para aumentar a consciência da população e para gerar mudanças nas políticas”.

Dados do Censo Demográfico de 2022 apontaram que o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 7,3% da população com dois anos ou mais. Além disso, foram identificadas 2,4 milhões de pessoas com autismo, dados coletados pela primeira vez. Porém, estas pessoas ainda enfrentam barreiras de diferentes naturezas.

Porém, estas pessoas ainda enfrentam barreiras de diferentes naturezas, como no mercado de trabalho. De acordo com a RAIS 2024 (Relação Anual de Informações Sociais), apenas 1,32% das vagas formais do país são preenchidas por pessoas com deficiência. No setor bancário, o cenário é um pouco melhor, mas ainda insuficiente, com 4,3% do total dos trabalhadores.

Juntos por mudanças efetivas

O movimento sindical atua, permanentemente, para mudar este cenário. Na Campanha Nacional 2024, por exemplo, a categoria conquistou o abono de ausência para que pessoas com deficiência realizem o conserto e o reparo de próteses. O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) contam, também, com uma mesa específica para tratar da diversidade e da inclusão.

Neste 3 de dezembro, e em todos os dias do ano, o Sindicato mantém firme seu compromisso por uma vida mais digna, com pertencimento e respeito às pessoas com deficiência. Faça parte, você também, desta luta!

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com informações do Ministério da Saúde, SP Bancários e ONU

 

Outras notícias