CAIXA: entidades lançam campanha “Vendeu/Recebeu” para cobrar mudanças no Super Caixa
15/12/2025
Caixa Econômica Federal
A Contraf-CUT, em parceria com a Fenae e as as Associações do Pessoal da CAIXA (Apcefs) lançaram, nesta segunda-feira, 15, a campanha “Vendeu/Recebeu”, que cobra mudanças no Super Caixa. Para fortalecer a campanha, as entidades desenvolveram um abaixo-assinado para recolher assinaturas de empregadas e empregados que concordem com a necessidade de mudanças no programa de premiação da rede de varejo e atacado. Clique aqui para assinar!
Segundo o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, a inciativa busca envolver os empregados na luta por mudanças no regramento do Super Caixa, que tem gerado insatisfação e sentimento de desvalorização entre os trabalhadores. “Esse modelo imposto pela direção da CAIXA gera sensação de desvalorização e incerteza nos empregados. Muitos relatam que o esforço diário por comprimento de metas não é recompensado de forma proporcional, o que impacta na motivação, no bem-estar e até na qualidade do atendimento”, explica Takemoto.
O diretor de Saúde e Previdência da entidade, Leonardo Quadros, explicou que, mesmo com o aumento da pressão e das metas, os trabalhadores perderam uma parte importante da composição salarial que antes recebiam por meio das remunerações. Além disso, as novas exigências são tão restritivas que a maioria não conseguirá manter direitos que já possuía, reforçando a sensação de perda e injustiça.
Sem revisão no modelo imposto pela atual gestão do banco, a tendência é que a motivação diminua, afetando diretamente o volume de vendas e a relação com os clientes. Além disso, a permanência de um modelo considerado injusto pode aumentar a sensação de sobrecarga e desvalorização dentro das unidades.
Entenda o que é o Super Caixa
O Super Caixa é um programa de premiação para os empregados da rede de varejo e atacado da CAIXA, que recompensa o bom desempenho de cada um. O programa de remuneração variável substitui mecanismos anteriores, como o Bônus Caixa e o TDV (Time de Vendas), e transforma a lógica de premiação entre os empregados.
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Fenae