CAIXA: CEE volta a cobrar mudanças no Super Caixa e o fim do processo de reestruturação
19/12/2025
Caixa Econômica Federal
A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da CAIXA voltou a cobrar mudanças profundas no programa Super Caixa e o fim do processo de reestruturação e fechamento de unidades durante reunião de negociação com o banco, realizada na sexta-feira, 19. O encontro também tratou do Saúde Caixa, do empréstimo consignado e de pendências relacionadas à remuneração, como a Promoção por Mérito.
O Super Caixa, programa que tem imposto regras complexas e condicionantes injustas aos empregados, foi o principal foco das cobranças. Os representantes dos trabalhadores destacaram que as condicionantes do programa não foram debatidas com o movimento sindical e que dificultam, ou até impedem, o recebimento das comissões e do bônus. Mesmo empregados que atingem suas metas individuais acabam ficando sem premiação quando a agência não alcança todos os indicadores coletivos, o que tem gerado frustração e adoecimento.
Participe do abaixo-assinado por mudanças no Super Caixa (clique aqui).
Reestruturação e fechamento de unidades
A CEE também voltou a alertar para os impactos do processo de reestruturação e fechamento de agências. Dados divulgados pela Contraf-CUT e pela Fenae mostram que, desde 2017, a CAIXA já fechou 196 agências, sendo 113 apenas em 2024, o que compromete o acesso da população aos serviços bancários e aumenta a sobrecarga dos empregados.
A CAIXA afirmou que não há previsão de fechamentos para 2026 e destacou o compromisso de que ninguém deve ter prejuízo na remuneração. Diante disso, a CEE orienta que as empregadas e os empregados que tiverem queda salarial ou se sentirem prejudicados em razão da reestruturação ou do fechamento de unidades procurem imediatamente os representantes de seus sindicatos, para que sejam adotadas as providências necessárias.
Promoção por Mérito, Saúde Caixa e outros pontos
Sobre a Promoção por Mérito, a CAIXA informou que os deltas têm previsão de pagamento em janeiro, após a análise do cumprimento dos critérios. A CEE cobrou que as reuniões para definição dos critérios dos deltas de 2026 ocorram já a partir de janeiro, para garantir previsibilidade.
Sobre o Saúde Caixa, o banco não informou a data exata para a assinatura do acordo nas bases que o aprovaram, indicando apenas que a expectativa é de que isso aconteça na próxima semana. No entanto, a CAIXA segue sem esclarecer os questionamentos a respeito da manutenção da rede de atendimento e da assistência à saúde nas bases que rejeitaram o acordo, como é o caso de Belo Horizonte e região.
Após cobrança do movimento sindical, a CAIXA comunicou à rede que o Termo de Aceite do Intervalo para repouso e alimentação foi revogado, atendendo a uma reivindicação da CEE. Já sobre o empréstimo consignado, a empresa informou que o problema decorre de falhas na Dataprev e que a previsão de retomada das concessões é o dia 23.
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT