Trabalhadores do Santander discutem situação do ramo financeiro e reivindicações no Encontro Estadual

29/07/2021

Santander
Trabalhadores do Santander discutem situação do ramo financeiro e reivindicações no Encontro Estadual

O Encontro Estadual dos Funcionários do Santander em Minas Gerais foi realizado nesta quinta-feira, 29 de julho, por meio da plataforma Zoom. Durante o evento, trabalhadoras e trabalhadores analisaram o atual contexto do ramo financeiro e debateram sobre demandas dos bancários.

A coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Lucimara Malaquias, abriu o evento reforçando a importância da organização dos trabalhadores. Ela também comemorou a vitória na Justiça, nesta semana, com a condenação do Santander em R$ 50 milhões por demissões na pandemia e práticas antissindicais.

Balanço e conjuntura

A técnica do Dieese Catia Uehara destacou que o Santander fechou 7.566 postos de trabalho desde 2012. Além disso, desde 2019, o Santander fechou 263 agências. Já o lucro do banco segue em tendência de alta, com um aumento de 98,4% entre os segundos trimestres de 2020 e 2021. Segundo Catia, a redução significativa do setor bancário é influenciada pelos investimentos no setor de tecnologia e na digitalização – o que também afeta a representação dos trabalhadores pelos sindicatos.

Saúde do trabalhador

Os participantes do Encontro também discutiram questões ligadas à saúde dos trabalhadores. A diretora de Saúde do Sindicato, Luciana Duarte, apresentou a pauta que tem sido negociada com os bancos e ressaltou que, atualmente, as medidas diante do coronavírus são prioridade no debate. Entre os vários pontos de discussão, estão protocolos sanitários, trabalho em home office, sequelas da Covid-19, emissão de CAT e retorno ao trabalho presencial.

Pauta específica

A discussão de propostas para a pauta específica tratou de temas como saúde, emprego e contratações, condições de trabalho, metas abusivas, utilização indevida de aplicativos de mensagens e terceirização/pejotização. As resoluções serão levadas ao Encontro Nacional dos Funcionários no dia 3 de agosto.

“Discutimos questões que afetam diretamente o dia a dia dos trabalhadores para construir uma pauta que atenda às demandas de funcionárias e funcionários do Santander. O setor financeiro está passando por grandes mudanças e temos que fortalecer nossa organização para enfrentar estes desafios”, afirmou Wagner dos Santos, diretor do Sindicato que participa das negociações com o banco.

 

Outras notícias