30º Congresso Estadual dos Empregados da CAIXA de MG debate conjuntura, defesa da CAIXA e elege delegados para o Conecef

30º Congresso Estadual dos Empregados da CAIXA de MG debate conjuntura, defesa da CAIXA e elege delegados para o Conecef

Os empregados da CAIXA Minas Gerais realizaram neste sábado, 31 de julho, pela plataforma zoom de videoconferência, o 30º Congresso Estadual para debater temas de interesse da categoria.

Durante a manhã, a conjuntura nacional foi tema do primeiro painel apresentado pelo deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) para os empregados da CAIXA e funcionários do Banco do Brasil. Patrus fez uma análise da conjuntura nacional no contexto do governo Bolsonaro que ataca direitos dos trabalhadores e conquistas históricas. O deputado destacou que o momento é de solidariedade e de união de todos para resistir e enfrentar as dificuldades da conjuntura nacional.

“Temos consciência das difículdades que estamos vivendo, mas o Brasil é um país com potencialidades extraordinárias e vamos vencer esse momento e defender o papel dos bancos públicos. Porque privatizar os bancos públicos é quebrar os braços e as mãos que possibilitam a atuação efetiva do Estado a serviço do povo, principalmente dos mais empobrecidos e por isso temos que estar unidos mais do que nunca. A CAIXA e o BB, possuem, cada um deles sua identidade. Mas os dois convergem para o interesse comum de promover o desenvolvimento econômico e social na construção de um projeto de nação”, afirmou.

Em seguida o técnico do Dieese da Fenae, Sérgio Lisboa fez uma apresentação abordando os resultados financeiros e operacionais da CAIXA no período do primeiro trimestre de 2020 ao primeiro trimestre de 2021.

Com base nos números apresentados pelo técnico do Dieese, a Coordenadora Nacional da CEE/Caixa Fabiana Uehara apresentou o tema Defesa da Caixa e do Brasil. “O momento é de resistência e nós temos mostrado que vamos resistir e avançar. Unindo esforços vamos continuar e ampliar nossa mobilização”, destacou.

No período da tarde, após a leitura do Regimento Interno pela diretora do Sindicato e Coordenadora estadual CEE/Caixa, Eliana Brasil e aprovação pelos participantes, foram eleitos as delegadas e os delegados que representarão Minas Gerais no 37º Congresso Nacional dos Empregados da CAIXA(Conecef) que ocorrerá nos próximos dias 6 e 7 de agosto.

Em seguida, foi debatido o temário do 37º Conecef e finalmente feita a apresentação e debate das propostas a serem levadas para o Congresso Nacional. “Este nosso 30º Congresso Estadual os Empregados da CAIXA mostrou que a união dos trabalhadores é fundamental para que tenhamos forças para fazer essa luta. Neste momento difícil estamos remando contra a maré, mas sabemos que somente juntos vamos chegar aonde pretendemos.”, afirmou Eliana Brasil.

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região

Outras notícias