Bancários definem temas das negociações com os bancos

23/06/2022

Notícias
Bancários definem temas das negociações com os bancos

O Comando Nacional dos Bancários definiu nesta quarta-feira, 22 de junho, os temas das reuniões de negociações com a Federação Nacional do Bancos (Fenaban).

“São temas centrais que englobam uma série de reivindicações da categoria. Isso contribui para organizarmos e agilizarmos as negociações”, ponderou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira. “É hora de nos mobilizarmos! E bora ganhar este jogo!”, completou.

Emprego e terceirização será o tema tratado na próxima reunião; na sequência, cláusulas sociais e segurança bancária; cláusulas sociais e teletrabalho; igualdade de oportunidades; saúde e condições de trabalho; e duas reuniões sobre as cláusulas econômicas (veja o calendário detalhado ao final do texto).

Banco de horas negativas - Antes de entrar na pauta definida para o dia, o Comando Nacional dos Bancários reivindicou o abono das horas negativas das pessoas com comorbidade para as quais o banco não conseguiu viabilizar o trabalho remoto durante a pandemia.

A Fenaban disse que, como as negociações sobre banco de horas foram realizados diretamente com os bancos, fará um levantamento sobre quais são os casos e discutirá a proposta com cada um deles.

Demissões em massa - O Comando também lembrou sobre a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) com relação à necessidade de negociações com os sindicatos antes de empresas promoverem demissões em massa. “O Banco Mercantil do Brasil está encerrando as atividades no Rio de Janeiro e vai fechar todas as agências no estado. Pedimos que a Fenaban intermedeie negociação com o BMB para que seja respeitada a decisão do Supremo e esta mesa de negociações”, reivindicou a presidenta da Contraf-CUT.

A Fenaban disse que recebeu ofício da Contraf-CUT com a solicitação, já está tentando agendar reunião com o banco para tratar do assunto e dará resposta à representação da categoria até a manhã desta quinta-feira (23).

PL 1043/2019

O Comando Nacional dos Bancários também solicitou que os bancos trabalhem no sentido de retirar o Projeto de Lei 1043/2019, que propõe a liberação da abertura de agências bancárias aos finais de semana, da pauta de votação.

Calendário de negociações:

  • Segunda-feira, 27 de junho - Emprego e Terceirização
  • Quarta-feira, 6 de julho - Cláusulas sociais e segurança bancária
  • Sexta-feira, 22 de julho - Cláusulas sociais e teletrabalho
  • Quinta-feira, 28 de julho - Igualdade de oportunidades
  • Segunda-feira, 1 de agosto - Saúde e condições de trabalho
  • Quarta-feira, 3 de agosto - Cláusulas econômicas
  • Quinta-feira, 11 de agosto - Continuação das cláusulas econômicas

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Outras notícias