Representantes dos financiários rejeitam em mesa proposta da Sincrefi

23/11/2022

Financeiras
Representantes dos financiários rejeitam em mesa proposta da Sincrefi

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais (Fetrafi-MG), rejeitou em mesa, a proposta apresentada pelo Sindicato das Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimentos do Estado de Minas Gerais (Sincrefi-MG) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A proposta rebaixada foi feita em reunião realizada nesta quarta-feira, 23 de novembro, e traz perdas para a categoria, principalmente nas cláusulas financeiras.

Para o primeiro ano de vigência da CCT, a Sincrefi-MG propôs 4,89% de reajuste nos salários e na PLR, com abono de R$ 750,00 na cesta alimentação com reajuste pelo INPC (6,46%).

Já para o segundo ano de vigência da CCT, as financeiras propuseram aumento dos salários, com reajuste de 0,3% de ganho real do INPC do período de outubro/22 a novembro/23. “Na atual conjuntura não foi possível aceitar esta proposta que traz grandes perdas para os financiários de Minas Gerais MG, sendo que os trabalhadores já têm salários rebaixados se comparados aos das financeiras em nível nacional.  Esperamos que na próxima rodada de negociação, a Sincrefi apresente uma proposta mais justa”, ressaltou Carolina Gramiscelli, Secretária do Ramo Financeiro da Fetrafi-MG.

No que se refere a manutenção na CCT do aditivo de combate à violência contra a mulher, as financeiras se mostraram favoráveis, já que sabem o quanto as mulheres estão sofrendo abusos. Diante disso, a Fetrafi-MG apresentou a proposta de também acrescentar na CCT uma cláusula de assédio moral e sexual nos locais de trabalho.

Segundo a presidenta da Fetraf-MG, Magaly Fagundes está aumentando muito os assédios moral e sexual nos locais de trabalho. “É de vital importância garantirmos a essas mulheres o apoio necessário quando passarem por algum tipo de assédio, tanto nos locais de trabalho quanto em casa, afirmou.

Uma nova rodada de negociação está agendada para a próxima semana com data a ser confirmada.

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região

Outras notícias