Fórum Mineiro Novembro Negro 2022 ocorre em 25 e 26 novembro

25/11/2022

Notícias
Fórum Mineiro Novembro Negro 2022 ocorre em 25 e 26 novembro

Nos dias 25 e 26 de novembro, ocorre o Fórum Mineiro Novembro Negro 2022. O evento será sediado pela CUT/MG e pelo Sindieletro/MG e contará com a presença de Iêda Leal, coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado (MNU) e integrante da equipe de transição do governo do presidente eleito Lula. O diretor do Sindicato e da CUT/MG, Sebastião Maria, também participará no Fórum.

Com o racismo estrutural em debate, o Fórum discutirá o conjunto de práticas discriminatórias, institucionais, históricas e culturais dentro de uma sociedade que, frequentemente, privilegia algumas raças em detrimento de outras. A ausência de negros e negras em cargos de lideranças nas maiores empresas do país, inclusive no sistema financeiro, mostra que o racismo estrutural atua em diversas dimensões e camadas. Ele estrutura a sociedade a partir da desvalorização e restrição de oportunidades de pessoas negras na ascensão social.

Além disso, a violência atinge de forma desproporcional a população negra. O Atlas da Violência, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), explicita uma situação ainda mais grande: as mulheres negras são as maiores vítimas de violência no Brasil. Em 11 anos, o homicídio dessa população aumentou 2%, enquanto o assassinato de mulheres não negras caiu 27% no mesmo período.

Neste cenário, o Fórum Mineiro Novembro Negro se soma a várias atividades de 2022. O evento visa organizar os Movimentos Negros para a retomada de pautas que foram interrompidas nos últimos quatro anos.

“O Fórum Novembro Negro 2022 acontece num momento dos mais graves de nossa história. Desde a forçada abolição de 1888, não se viu um presidente tão decidido a destruir conquistas que tivemos ao longo de séculos. Desqualifica políticas de reparação social e racial, coloca um negro racista à frente da Fundação Palmares e libera a matança de negros/afrodescendentes pela polícia, por seguranças de loja, e propõe a redução da maioridade penal. O Fórum apresentará uma carta ao presidente Lula contendo nossas avaliações, reivindicações e propostas”, afirmou Sebastião Maria, diretor do Sindicato.

Veja a programação:

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com CUT/MG

 

Outras notícias