Representantes dos funcionários detalham pauta de negociação com o Bradesco

30/11/2022

Bradesco
Representantes dos funcionários detalham pauta de negociação com o Bradesco

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu com o banco, nesta terça-feira, 29, para dar continuidade às negociações da minuta específica. Foi o segundo encontro após o fim da emergência em saúde por causa da pandemia. Várias cláusulas da minuta foram tratadas, como manutenção do emprego, plano de saúde, medidas para prevenção da Covid-19 e ampliação do Prêmio de Desempenho Extraordinário (PDE). O encontro também definiu uma agenda inicial para o debate de novos tópicos, já a partir do começo de 2023.

Emprego - Os integrantes da COE solicitaram detalhamento de informações sobre a garantia do emprego no Bradesco entidade, pois há informações de falta de funcionários em diversas agências, com sobrecarga de trabalho. O banco adiantou que, em 2022, ocorreu saldo positivo no número de funcionários, ao contrário do que se verificou no ano passado.

Plano de Saúde - Foram detalhadas as informações que deve ter o relatório que cada federação vai elaborar sobre os problemas enfrentados no atendimento do Saúde Bradesco, que alcançam especialidades, hospitais, clínicas credenciadas e o serviço odontológico. Assim que o relatório for encaminhado, o banco terá 90 dias para solução. Até lá, qualquer urgência será tratada pontualmente. A COE também solicitou que o plano de saúde fosse estendido aos aposentados, mas o banco manteve a posição de não ampliar o benefício.

Prevenção da Covid - Os membros da COE defenderam a instalação de divisória de acrílico, posicionada entre o funcionário de atendimento e o cliente, para. O banco disse que não entende a medida como necessária, informou que está reforçando campanha para prevenção e confirmou que todos que testam positivo são afastados por sete dias, ou mais, caso necessário.

Para Geraldo Rodrigues de Oliveira, funcionário do Bradesco e diretor do Sindicato, o fato de o banco não implementar as divisórias de acrílico expõe funcionários e clientes. “Principalmente diante das novas variantes e da onda de Covid que está tomando o Brasil, vamos manter a pressão para conscientizar o banco de que prevenção é o melhor a se fazer”, afirmou.

PDE - A reivindicação da COE de que o PDE fosse estendido a todos os funcionários foi negada pelo banco. O Bradesco reafirmou que o benefício se destina apenas a setores comerciais e administrativos que participam diretamente do processo de concessão de crédito. Segundo o banco, esse prêmio é diferente da PLR, instituída para atender a todos.

Agenda - As próximas reuniões entre a COE e o Bradesco ocorrerão no início de fevereiro e em março, quando as pautas prioritárias serão metas abusivas, assédio moral e segurança, além de apresentação do Dieese sobre o teletrabalho no Bradesco. Nesses encontros serão definidas as datas seguintes, para a discussão de tópicos como auxílio academia, reembolsos de gastos extraordinários (que inclui o valor por quilômetro rodado pelo funcionário em trabalho externo), plano de cargos e salários, inclusão e igualdade de oportunidades, entre outros.

A coordenadora da COE, Magaly Fagundes, entende que “é importante a retomada de negociação referente à minuta específica, mas precisamos aprofundar em várias cláusulas em que necessitamos de avanços. A proposta é dividir por temas. A mesa de hoje foi de retomada. Passamos por todos os pontos da minuta e agora esperamos desdobramentos”.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Outras notícias