Sindicato cobra informações do Itaú sobre fechamento de agências e realocações em BH
15/02/2023
Itaú
Nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, o Sindicato enviou ofício ao Itaú para solicitar esclarecimentos sobre o processo de fechamento de agências e cobrar a realocação de funcionárias e funcionários afetados. A falta de informações tem gerado apreensão entre os trabalhadores, pois as primeiras unidades já serão fechadas no dia 3 de março.
Conforme as informações recebidas pela entidade, o cronograma prevê o encerramento de cinco unidades: BH Prado (7892), BH Paraíba (3117), BH Funcionários (3102), BH Shopping Vilarinho (7958) e Nova Lima – Alameda Serra (9699).
Nos últimos dias, o Sindicato visitou as agências e constatou que bancárias e bancários estão aflitos por não terem recebido qualquer informação sobre o seu destino após o encerramento das unidades. “Além de considerarmos uma falta de respeito com os funcionários, essa atitude do Banco Itaú está causando adoecimento e um pânico geral nas equipes”, destacou o ofício.
“Estamos cobrando a realocação de todo quadro de funcionários afetado com os encerramentos. Mesmo com lucro bilionário, o Itaú quer aumentar ainda mais seu resultado reduzindo despesas e fechando agências. Isto demonstra total falta de responsabilidade social e deixa vários pais e mães de família apreensivos, sem saber se vão continuar empregados. Além disso, há precarização no atendimento e sobrecarga de trabalho nas unidades que vão receber as contas das agências encerradas”, afirmou Valdenia Ferreira, diretora do Sindicato e membro da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú.
Veja aqui o ofício enviado ao banco na íntegra.