Movimento sindical bancário realiza balanço do projeto “Basta! Não irão nos calar!” em seminário

27/03/2023

Notícias
Movimento sindical bancário realiza balanço do projeto “Basta! Não irão nos calar!” em seminário

Em seminário virtual promovido pela Contraf-CUT, na última quarta-feira, 22, bancárias e bancários realizaram um balanço do projeto “Basta! Não irão nos calar!”. Criado pelo movimento sindical bancário para orientar e acolher mulheres vítimas de violência, ele foi implantado no Sindicato em 2022. “Para que a igualdade entre homens e mulheres seja alcançada, de fato, é preciso erradicar os ciclos de violência pelos quais as mulheres são submetidas. É por isso que o ‘Basta!’ foi criado”, explicou a coordenadora nacional da iniciativa, Phamela Godoy.

“A categoria bancária tem um histórico de avanços importantes na luta por igualdade de oportunidade e a criação do ‘Basta!’ faz parte do processo porque, infelizmente, a violência de gênero no país é um problema gritante e concreto, que precisa ser enfrentado”, destacou Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT

No seminário, a secretária da Mulher da Contraf-CUT, Fernanda Lopes, apresentou o balanço dos atendimentos do ‘Basta!’. Até o momento da realização do seminário, os canais haviam atendido 360 pessoas, sendo 358 mulheres e dois homens parentes de mulheres em situação de violência doméstica ou familiar. Os atendimentos geraram 256 ações judiciais e 164 pedidos de medida protetiva.

Paula Moreira, diretora do Sindicato que coordena o projeto em BH e região, ressaltou que o "Basta!" tem um importante papel para um Sindicato cidadão. “Somos uma entidade que vai além das questões trabalhistas. É importante que as bancárias tenham conhecimento de que estamos sempre à disposição para apoiá-las com todo o sigilo que a situação demanda”, explicou.

Não se cale! Clique aqui para saber mais sobre o projeto e denuncie a violência doméstica ao Sindicato pelos seguintes canais: (31) 3279-7800 ou Fale Conosco.

Faça parte do Sindicato para fortalecer a mobilização em defesa das bancárias e dos bancários. Acesse nossa Sindicalização Digital, se torne sócio e tenha acesso a inúmeros benefícios.

 

Outras notícias