Seminário reforça importância de uma reforma tributária que promova justiça social no Brasil

29/09/2023

Notícias
Seminário reforça importância de uma reforma tributária que promova justiça social no Brasil

Foto: Roberto Parizotti

 

O Dieese, o Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit) da Unicamp, e o Instituto Justiça Fiscal promoveram, nesta quinta-feira, 28, o Seminário Reforma Tributária para um Brasil socialmente justo: desenvolvimento, políticas sociais, emprego decente e distribuição de renda.

Os palestrantes lembraram que uma reforma tributária justa deve levar em conta que, atualmente, trabalhadores assalariados pagam impostos enquanto os mais ricos do país estão isentos em seus lucros e dividendos. Além disso, é preciso engajar a sociedade nas discussões sobre este tema, que afeta a vida de todas e todos.

“Um dos papéis deste debate é fazer com que a militância e a população compreendam o que estamos falando. Precisamos traduzir este tema complexo, para mostrar o que está em jogo. Precisamos mobilizar os trabalhadores, mas eles somente vão se mobilizar se entenderem o quanto este tema é importante para suas vidas. É preciso entender que a arrecadação é necessária e que, para o trabalhador pagar menos, é necessário cobrar dos super-ricos, que não pagam nada”, afirmou Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT.

Para o economista Pedro Rossi, professor do Instituto de Economia da Unicamp, “o ponto central da reforma é a renda. Essa é a grande questão que precisa estar na reforma. Hoje, o capital é beneficiado e o trabalho paga uma grande carga tributária”, avaliou.

Os participantes do Seminário reforçaram que o sistema tributário contribui para a desigualdade no Brasil e para uma semiestagnação econômica que perdura por décadas. Entre as propostas para se evitar a continuidade desta injustiça, estão acabar com a isenção dos dividendos, combater efetivamente a sonegação, isentar rendas de até R$ 5 mil reais e criar alíquotas maiores para altas rendas.

Veja mais sobre cada mesa do Seminário no site da Contraf-CUT.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Outras notícias