Sindicato cobra fim das demissões e do fechamento de agências em reunião com o Santander

01/11/2023

Santander
Sindicato cobra fim das demissões e do fechamento de agências em reunião com o Santander

O Sindicato se reuniu com o Santander, nesta terça-feira, 31 de outubro, para tratar de problemas vividos por funcionárias e funcionários em Belo Horizonte e região. Os representantes da categoria cobraram o fim das demissões e do fechamento de agências, que têm levado à sobrecarga de trabalho e prejudicado o atendimento aos clientes.

Representando funcionárias e funcionários, participaram os diretores do Sindicato Davidson Siqueira, Fernando Lemos, Paula Moreira e Wagner dos Santos, e a diretora da Fetrafi-MG Carolina Gramiscelli. Já pelo Santander, participaram Fabiana Ribeiro e Ana Lúcia, representando a Diretoria de RH, e o superintendente Wesley de Paula Neto.

O Sindicato questionou o banco sobre o fechamento de dezenas de unidades em BH e região e cobrou que funcionários não sejam demitidos, mas sim realocados. A entidade denunciou que, com o redirecionamento de clientes dos locais encerrados, ocorre superlotação de agências e muito tempo de espera para atendimento, além do aumento das pressões sobre os trabalhadores. Em um dos casos, na Agência Afonso Pena, o Sindicato teve que intervir pois faltava até mesmo mobiliário (veja aqui). Os representantes do banco, porém, deram respostas evasivas e informaram que o tema deve ser tratado nas negociações realizadas nacionalmente com a direção do Santander.

Na reunião, o Sindicato e a Fetrafi-MG também solicitaram que o Santander estabeleça uma agenda permanente de negociações sobre as questões de funcionárias e funcionários de Minas Gerais.

“Cobramos, mais uma vez, que o Santander tenha responsabilidade social e respeite pais e mães de família que se esforçam, diariamente, para garantir os lucros bilionários do banco no Brasil. O Sindicato está atento aos problemas relatados pelos funcionários e continuará exigindo condições dignas de trabalho para todas e todos”, afirmou Wagner dos Santos, funcionário do Santander e diretor do Sindicato.

 

Outras notícias