Dia Mundial de Luta contra a Aids: prevenção é saúde
01/12/2023
Notícias
Em 1° de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data, que surgiu em 1988, tem o objetivo de promover informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da infecção pelo vírus HIV. Além disso, com a celebração, também pretende-se prestar apoio às pessoas que vivem com o vírus e romper com os estigmas relacionados à Aids.
De acordo com o Ministério da Saúde, a melhor maneira de evitar a infecção pelo vírus do HIV é através dos métodos de prevenção, principalmente, do uso de preservativos, que são disponibilizados gratuitamente nos centros de saúde de todo o país.
Além disso, outros métodos são importantes para prevenir a transmissão do vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), indicada para pessoas com parceiros soropositivos ou com maior vulnerabilidade de adquirir o HIV, e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), medida preventiva de urgência que atende pessoas expostas ao vírus, em até 72h após a exposição. Saiba onde encontrar atendimento referente à PrEP e à PEP em Belo Horizonte.
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), considera o Brasil como referência mundial no controle da epidemia. Além disso, de acordo com um levantamento realizado pelo Programa, a infecção pelo vírus tem diminuído nos países com maiores investimentos financeiros em políticas públicas e ações de prevenção contra o HIV/Aids. Por isso, para continuar combatendo o vírus, é importante que o governo brasileiro siga investindo em medidas de saúde para evitar a transmissão do HIV.
Reiterando seu compromisso contra a Aids, todos os dias, o Sindicato disponibiliza preservativos gratuitamente na entrada de sua sede, na região central de Belo Horizonte. Além disso, há 30 anos, a entidade promove o Carnaval Sem Aids/IST, com o intuito de conscientizar a população sobre o tema de forma descontraída e alegre.
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com PBH