Papel das bancárias para igualdade de gênero no país foi destaque em seminário

01/04/2024

Notícias
Papel das bancárias para igualdade de gênero no país foi destaque em seminário

A Secretaria de Mulheres da Contraf-CUT realizou, nesta quarta-feira, 27, o seminário “Conquistas e desafios das mulheres bancárias”, que contou  com o lançamento da cartilha impressa “Avançamos juntas!”, publicação disponibilizada desde o dia 8 de março para os sindicatos e federações no formato online para download (acesse aqui).

“É muito importante esta publicação, para mostrar o que nós temos, o resultado de nossas lutas e também os temas de interesse das mulheres que vamos tratar na campanha, como igualdade salarial entre homens e mulheres”, destacou a presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Juvandia Moreira.

Ela lembrou que a primeira grande conquista desta trajetória pelos direitos das mulheres do ramo financeiro foi a instituição da mesa de Igualdade de Oportunidade, em 2000. “Depois disso, veio uma série de conquistas, não só com artigos nas convenções da categoria, mas com a presença nossa nos espaços de discussões, com impacto do outro lado, nos bancos, que tiveram que aumentar a presença de mulheres nas negociações. Todo esse processo faz parte do trabalho de um comando que é plural e unitário nas lutas”, completou Juvandia, que também coordena o Comando Nacional dos Bancários.

No evento, também foram avaliados os trabalhos do Basta! Não irão nos Calar!, programa de atendimento jurídico especializado e humanizado às mulheres em situação de violência doméstica, criado em 2019 e expandido para doze entidades espalhadas entre as cinco macrorregiões do país. O Sindicato integra a iniciativa e você pode saber mais aqui.

A atuação do movimento sindical na construção da lei de igualdade salarial entre gêneros (n° 14.611/2023), de iniciativa do governo federal e que vem sofrendo ataques de entidades patronais, também ganhou relevância no encontro. Além disso, foi destacada a importância de eleger mais mulheres nos espaços de discussão política, como uma estratégia para que as leis por igualdade e contra a violência de gênero efetivamente avancem no país. As participantes do evento também ressaltaram a necessidade de ampliar a participação de mulheres em cargos de gestão.

Leia a matéria na íntegra no site da Contraf-CUT. 

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Outras notícias