2 de abril é Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo
02/04/2024
Notícias
Nesta terça-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. A data, que foi estabelecida em 2007, surgiu com a finalidade de reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O autismo é um transtorno neurológico que pode ter como características a dificuldade de comunicação, de socialização e o comportamento limitado e repetitivo, segundo informações da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde. Por afetar a capacidade de socialização do indivíduo, o dia 2 de abril surge com o intuito de conscientizar a população sobre o TEA, a fim de que todos saibam reconhecer e respeitar os direitos das pessoas com autismo.
Mercado de trabalho
Dados do IBGE, de 2020, demonstram que 85% dos profissionais com TEA estão fora do mercado de trabalho. Portanto, medidas são urgentes para que haja a promoção de ambientes de trabalho e processos de contratação mais inclusivos, garantindo que as pessoas com autismo sejam valorizadas e tenham o direito de inserção no mercado.
Um avanço recente no que se refere à pauta foi a sanção da lei 14.457, em 2022, que determina que os empregadores devem dar prioridade de teletrabalho ou trabalho remoto às funcionárias e funcionários com filhos, ou sob guarda judicial, de até seis anos ou com algum tipo de deficiência em qualquer idade, incluindo o autismo.
O Sindicato tem atuado a fim de garantir um ambiente de trabalho mais inclusivo a pessoas com TEA, bem como para que trabalhadores com filhos autistas tenham direito ao trabalho e à paternidade/maternidade responsável. Em vitória recente da entidade, a Justiça reconheceu o direito à redução de jornada para um empregado da CAIXA (saiba mais).
Conscientize-se e faça sua parte por um mundo mais humano para todas e todos!