Comando dos Bancários aprova Consulta Nacional à categoria

12/04/2024

Notícias
Comando dos Bancários aprova Consulta Nacional à categoria

O Comando Nacional dos Bancários se reuniu, nesta quarta-feira, 10, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, e definiu a temática das conferências estaduais e regionais, o questionário e o período de realização da Consulta Nacional à categoria bancária. O presidente do Sindicato, Ramon Peres, integra o Comando e participou da reunião.

“A Consulta Nacional permite que a gente entenda os anseios da categoria e as conferências nos ajudam a ampliar e aprofundar o debate sobre os principais temas que afetam o dia a dia de trabalho nos departamentos e agências bancárias e também aqueles que envolvem toda a sociedade. Vamos colocar em debate pontos como a isenção de imposto de renda sobre a PLR e a tributação dos super-ricos, e queremos saber o grau de endividamento da categoria. São alguns dos pontos que podem contribuir com a melhoria de vida da categoria”, explicou a presidenta da Contraf-CUT e coordenadora do Comando Nacional, Juvandia Moreira.

A presidenta do SEEB-SP e também coordenadora do Comando Nacional, Neiva Ribeiro, ressaltou a importância da Consulta Nacional para o fortalecimento da campanha e da categoria. “A participação expressiva das bancárias e bancários na consulta é o pontapé inicial da Campanha Nacional. O debate alcança todo o país e unifica a categoria em torno das principais questões de interesse dos trabalhadores. Ela nos dá o rumo para a definição das estratégias de ação e mobilização da luta coletiva, rumo à manutenção de nossos direitos e obtenção de novas conquistas”, afirmou.

“Será uma Campanha Nacional difícil, pois sabemos como os bancos sempre tentam tirar direitos da nossa categoria. Temos que defender nossa Convenção Coletiva de Trabalho e avançar em temas importantes relacionados não apenas à remuneração, mas também à saúde e à defesa do emprego bancário. Para sermos vitoriosos, contamos com a participação de cada um na construção de uma grande mobilização para pressionar os bancos”, destacou Ramon Peres, presidente do Sindicato.

Conferências - Das 11 federações que fazem parte do Comando Nacional dos Bancários, 10 já definiram as datas de suas conferências. Em Minas Gerais, a Conferência Estadual ocorrerá entre nos dias 17 e 18 de maio em Patos de Minas.

Veja os temas prioritários aprovados pelo Comando:

  • Aumento real e ampliação de direitos
  • Menos metas, mais saúde. Fim do assédio moral
  • Representação do Ramo Financeiro
  • Inclusão digital, avanços tecnológicos e impactos nos empregos, em geral, e trabalho bancário
  • Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda
  • Reforma tributária: tributar os super-ricos e ampliar a isenção do IR na PLR
  • Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva, apoio à nova legislação sindical
  • Ampliação da sindicalização

Consulta Nacional – Da semana que vem até 27 de maio, a categoria poderá responder o questionário. O Sindicato informará bancárias e bancários de BH e região assim que a Consulta estiver disponível.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Outras notícias