Sindicato conquista mais uma indenização histórica a favor dos funcionários do Mercantil
13/05/2024
Notícias
Na manhã desta segunda-feira, 13 de maio, o Sindicato dos Bancários de BH e Região obteve mais uma grande conquista: uma indenização no valor de R$ 100 mil reais, que será paga pelo Banco Mercantil e será revertida para diversos cursos de qualificação profissional para os bancários lotados na base territorial da entidade, como certificações da ANBIMA e, em caso de não preenchimento das vagas, a destinação para cursos de pós-graduação.
Há algum tempo, o Banco Mercantil realizou acordos individuais sobre banco de horas com os funcionários, sem a participação do Sindicato. A decisão foi contestada através de Ação Civil Pública (ACP) do ano 2007 que foi julgada procedente e já com trânsito em julgado em favor dos trabalhadores.
Contra esta ACP, o Banco Mercantil propôs uma Ação, em 2023, requerendo a revisão da sentença transitada em julgado, ação esta que, após negociação entre Sindicato, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Banco foi feito um acordo judicial resultando no pagamento de indenização relativa a esta Ação. Resta ainda a discussão das obrigações impostas ao Banco Mercantil na Ação Civil Pública.
"Lutamos e ainda estamos mobilizados contra a imposição do banco de horas e conseguimos que, mesmo nas atuais circunstâncias, somente a partir de 05 de dezembro de 2023 teria aplicação a reforma trabalhista acerca dos acordos individuais de banco de horas, além de o Sindicato ter conseguido uma indenização a favor de todos bancários lotados em sua base territorial. Mais uma vitória histórica do Sindicato a favor das trabalhadoras e trabalhadores do Mercantil”, explicou Marco Aurélio Alves, empregado do Mercantil, diretor do Sindicato e coordenador nacional da Comissão dos Empregados do Banco.
“Os principais motivos para um trabalhador do Mercantil se filiar ao Sindicato são esses: buscar união, segurança, participação, reconhecimento e mais benefícios. O Sindicato luta em defesa dos direitos da nossa coletividade e essa indenização a favor dos funcionários é a prova disso", afirmou Vanderci Antônio, funcionário do Mercantil e diretor do Sindicato.
Mais informações sobre os cursos serão divulgadas, em breve, pelos canais oficiais do Sindicato e comunicados internos do banco.
Com você a mais, somos muito mais. Faça parte do Sindicato! - Bancárias e bancários associados ao Sindicato fortalecem nossa mobilização e têm assistência e orientação nas áreas jurídica e de saúde. Além disso, também têm acesso a benefícios como convênios e Mundo de Vantagens. Acesse nossa Sindicalização Digital e associe-se agora mesmo. É online, rápido e seguro!